INSÔNIA

Insônia é nome de um livro de contos e de um conto específico de mestre Graciliano Ramos. Também é nome de um livro do "rei" da ficção de terror contemporânea, Stephen King sem falar que foi tema recorrente em livros de Borges, Proust, Gogol ou Dostoievski. Esse mal que atormenta a humanidade desde sempre me parece cada vez mais presente no dia a dia dos urbanoídes brasileiros por impressões genéricas que capto por aí e especificamente por papos que venho levando nos últimos dias com alguns colegas ( homens e mulheres) de trabalho aqui na récem-fundada TV Brasil. Ah, dirão os piadistas equivocadamente : "lógico que vocês estão com insônia tendo que colocar em pé a tv do Lula". Primeiro confesso ter a maior preguiça do mundo em tentar mais uma vez desmontar a falácia que é dizer que a Tv Brasil é a Tv do Lula . Segundo que o tema desse post é insônia e não tv pública e terceiro que a insônia coletiva não acomete especificamente os trabalhadores da Tv Brasil seja no Rio, São Paulo ou Brasília. Seus motivos são muito mais profundos e é justamente isso que me preocupa. Insones são seres humanos mal dormidos por isso mesmo muito mais suscetíveis à irritabilidade , às doenças oportunistas e aos delírios persecutórios. Sem dúvida a insônia é uma bela companheira de criação, mas o ônus que cobra é terrível . E olha que estou escrevendo isso após uma rara e boa noite de sono sem interrupção.

Comentários

Sig Mundi disse…
Eu conheço o Garoto Insônia! As vezes ele sofre por não dormir. Mas nada é por acaso. O Garoto Insônia salva a Garota Enxaqueca nas madrugadas turbulentas... rsrsrs
bjs, andrea
leve solto disse…
Já sofri desse mal, remédios não resolveram. Era angustiante!
A cura foi obtida pelo bem estar adquirido com mudanças pessoais que me deram paz, tranquilidade e o tão almejado sono..rs
Porém, tenho meus momentos na madrugada que adoro, momentos muito meus, criativos e produtivos.

A TV Brasil não é o assunto principal do post mas preciso fazer uma pequena consideração: é certo que é uma TV pública, no entanto me irrita um pouco a historinha de chamá-la de TV do Lula! Poderia ser qualquer outro governante e continuaria sendo TV do povo (nós!!)... Cabe então torcermos pra os profissionais (mesmo que não fosse vc) que estão embuídos no projeto façam uma trabalho de qualidade que venha preencher uma lacuna existente na televisão brasileira.
Muitos torcem contra.. por motivos políticos e ransos pré-estabelecidos...
Eu, na minha humilde opinião digo: mudanças são bem vindas e necessitam de tempo pra que sejam implantadas, portanto vamos ter paciência, otimismo e esperar pelo real lançamento da TV Brasil, se não me engano em março!

bjs

Mara
Cami Silveira disse…
essas tais doenças pós-modernas se alastram cada vez mais, stress, insônia, rinite crônica, trabalho em exesso (rs)... e nas noites sem dormir posso constatar que não sou a única quando olho para a janela e vejo diversas lampadas acessas, meu consolo (se assim posso dizer) é saber que não sou a única nesse barco..
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Olha, eu sou ótima de cama, viu? rsrs..mas quando essa tal de insônia me pega, ela pega de jeito.

beijinhos
devaneiosaovento disse…
Concordo que a insônia - tema de
Graciliano, S.King, Borges, Proust, Gogol, Ricardo Soares,etc, etc, etc - é um mal que realmente atormenta a muitas pessoas, eu particularmente a senti na pele por algum período da minha vida - superado (ainda bem!), infelizmente
vez ou outra me atormenta qdo fico a questionar certos assuntos
"inquestionáveis", enfim
continuando,
(falemos da Tv do povo)
torço muito pelo sucesso da Tv Brasil, que certamente conta com uma equipe séria, comprometida com o povo. (faço parte do grupo que acredita nas inovações, nos bons projetos e nas pessoas coerentes)
Abraços
Barbarella Bela disse…
Oi Ricardo....

Coincidência....
Também tenho insônia.
Passo as madrugadas acordada.
.
.
.
Realmente ando bem relapsa com o blog.
É que tenho outros blogs que andam exigindo mais minha atenção.

E no Barbarella eu prefiro demorar a ter que escrever algum conto ruim ou forçado ou sem graça.

Mas obrigada pela visita e comentário.
Adorei! ;)

Não suma só porque eu sumi.
Beijos deliciosos pra você.

Postagens mais visitadas