LULA E O DESMATAMENTO

Com tantas manifestações de carinho pelo post número 200, só posso comecar o 201 agradecendo a todos já que nos comentários não daria para agradecer individualmente. Desculpem o lugar comum mas por causa de manifestações como essas é que continuo a escrever essas mal traçadas que agora "traçam" um grave assunto que vem sido tratado com certo descaso pelo governo Lula. O desmatamento.

( reproduzo primeiro o que o Jornal O GLOBO escreveu... depois comento abaixo)

BRASÍLIA, CUIABÁ E RIO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que ainda não se pode culpar os produtores de soja, os criadores de gado e os assentamentos da reforma agrária pelo aumento do desmatamento da Amazônia. Antes de estabelecer as causas, afirmou o petista, é preciso investigar.


A floresta amazônica sofreu, no segundo semestre de 2007, a maior devastação desde que os dados começaram a ser monitorados pelo governo. Os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectaram a derrubada de 3.235 quilômetros quadrados de floresta entre agosto e dezembro. Só em Mato Grosso foram devastados 1.786 quilômetros quadrados. As taxas de desmatamento vinham caindo há três anos.

O assunto causou polêmica entre os ministros Reinhold Stephanes (Agricultura), que saiu em defesa dos produtores rurais, e Marina Silva (Meio Ambiente), que responsabilizou o aumento dos preços dessas commodities como uma das causas do desmatamento.

- Antes é preciso investigar e verificar o que aconteceu. Agora eu acho que todo mundo que promoveu queimada ilegal deve receber um duro processo, inclusive com a perda da propriedade pelos infratores - afirmou Lula, que criticou ainda a forma como o Ministério do Meio Ambiente anunciou a alta das derrubadas. - Você vai no médico detectar que você está com um tumorzinho aqui, ao invés de fazer biópsia e saber como você vai tratar, já saiu dizendo que estava com câncer.

Lula fez ainda uma dura crítica às ONGs internacionais que atacaram o governo brasileiro pelo alta do desmatamento:

- Eu compro essa briga com as ONGs, com isso de associar o desmatamento com a expansão da fronteira agrícola brasileira. Em primeiro lugar, essas ONGs precisam plantar árvores nos países deles - afirmou.
Um dos assuntos nos quais o governo Lula mais decepcionou os brasileiros foi na questão ambiental. Fazer bravatas ainda mais diante do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, o maior plantador de soja no mundo é, no mínimo, demagogia barata. O presidente sempre me dá a impressão de que perde grandes oportunidades de se manter calado .Independente de sua condição de chefe de estado Lula deveria ser sim mais radical com questões ambientais. Em certos assuntos, Presidente, é preciso ser xiita sim. A questão ambiental é a grande agenda do futuro e o seu (nosso) país detem o maior santuário verde do planeta . Deveria orgulhá-lo poder manter isso às futuras gerações. Sucede que com todo seu passado sindical (sindicalismo não combina com ecologia ? ) o senhor poderia ao menos ter uma noção mais moderna de progresso e não aquela que coincide com a dos seus antigos patrões cuja tese é que progresso se faz no trator, no aterro, no cimento e na devastação . Estou errado Lula ? olha pra São Paulo e olha pra São Bernardo do Campo. Veja que lindos desertos os homens ali ergueram. Ou sua noção de verde ainda é apenas o gramado do estádio da Vila Euclides ? O senhor deveria fechar seu segundo mandato sendo mais duro com os infratores e não passando a mão na cabeça deles.

Comentários

Eu acho três coisas:
O Lula realmente não é "ecologicamente correto" por seu passado sindicalista;
Entretanto, a própria ecologia é conversa pra boi dormir, papo de Ong estrangeira fixando bandeira aqui, assim como são (as Ongs) papo de esmola de classe média pra pobre, metendo a mão no dinheiro público;
Além disso, tem esse "pacote" pra Amazônia, que foi lançado recentemente, e que tinha como um de seus tópicos transformar índio em trabalhador (!?).
Ora, mais uma vez ecoa a previsão do Darcy Ribeiro: o Lula é a esquerda que a direita gosta.
leve solto disse…
Ric, fico com o finalzinho do post "passar a mão na cabeça deles"... O Sr. Lula é bom nisso e também em colocar panos quentes! Soluções mesmo...é mais fácil passar a bola e as culpas!
Sabe os três macaquinhos? não ouço, não vejo e não falo?? Pra mim são menos omissos que o Lulalá!

bj

Mara

PS.: Caramba vc depois dos 200 posts empolgou heim.... Passou a madrugada criando!!! E com muito esmero, excelentes temas.
Unknown disse…
"Em primeiro lugar, essas ONGs precisam plantar árvores nos países deles"?????? Cadê a velha política da boa-visinhança, sr. Lula? Só plantar árvores nao adianta, poxa, que comentario foi esse? É brasileiro no céu tropical (cada vez mais infernal) e o resto no deserto, né...

Confesso que nunca tinha percebido como o Lula deixa o meio ambiente como secundário. É muito absurda a quantidade de floresta desmatada! Já já, quando não sobrar ar pro nosso querido presidente, quero ver ele dizer que não sabia de nada.

Postagens mais visitadas