para que serve Amazonino Mendes ?

Um sujeito crédulo, que tivesse passado muitos anos longe do Brasil , e que resolvesse crer que a política ainda pode ser feita por aqui por homens e mulheres probos teria todas as suas esperanças dinamitadas ao dar com o currículo ( ou seria folha corrida ?)do prefeito eleito (e cassado) de Manaus, esse exemplar único de cara de pau que se chama Amazonino Mendes. Trancrevo a notícia abaixo e depois sigo com o raciocínio :

O MPE (Ministério Público Eleitoral) pediu ontem ( dia 27 de novembro) a cassação do candidato à Prefeitura de Manaus o ex-governador Amazonino Mendes (PTB) e de seu vice, o deputado federal Carlos Souza (PP), por suposta compra de votos.

Na véspera do primeiro turno, a Polícia Federal apreendeu em um posto de combustível 419 requisições de carros já abastecidos com 20 litros de gasolina cada um. Nas requisições havia a frase "eleições 2008-Amazonino Mendes".

Amazonino disputa o segundo turno domingo com o prefeito Serafim Corrêa (PSB).

A Justiça Eleitoral determinou a abertura do inquérito pela PF na semana passada. O caso foi descoberto após denúncia de partidários de Omar Aziz (PMN), derrotado no primeiro turno, mas que apóia Amazonino no segundo turno.

No posto de combustível, que foi lacrado, agentes federais encontraram 300 carros que seriam abastecidos, supostamente para transportar eleitores.

Hoje, a juíza Maria Eunice Torres do Nascimento, que preside as eleições de Manaus e vai julgar a ação, disse à reportagem que Amazonino e Souza foram notificados para a defesa. O MPE pede ainda multa de R$ 50 mil aos candidatos como punição pela suposta captação ilícita de votos e gastos ilegais com verba de campanha.

O advogado da coligação de Amazonino, Daniel Nogueira, disse que a Justiça Eleitoral vai chegar à conclusão de que não existe irregularidade, pois a gasolina era para carros de fiscais do partido.


Agora vamos à conclusão. Em qualquer país sério do mundo um tipo como Amazonino, que já foi incontáveis vezes prefeito de Manaus e governador do Amazonas, teria sido investigado à exaustão pelo seu amazônico enriquecimento desde que se tornou um homem público. Investigado seria facilmente fragrado e enjaulado por muitos anos dado o número de denuncias que existem contra ele . Mas ele segue incólume, ano após ano, mandando e desmandando na sua região. Denuncias como a construção (por meios ilicítos ?) de uma nababesca mansão na selva (clique aqui) são o de menos. Amazonino é a mais completa tradução daquele típico filme hollywoodiano em que os politicos latino americanos são representados de maneira caricata. Ele é um clichê ambulante, um "Mau Menino Mendes" alcunha que lhe coloquei em 1992 quando participei de uma campanha politica contra ele na coordenação dos programas de rádio de seu adversário , o sumido deputado José Dutra, titere do também intragável Artur Virgílio Neto. Naquela ocasião ( minha primeira experiência no marketing politico com 33 anos de idade)fiquei horrorizado com os métodos de Amazonino e com a quantidade de denuncias que existiam contra ele. Sempre "admirei" sua capacidade de escapar das grades e agora me pergunto : com essa cassação será o começo da punição de Mau Menino Mendes ??? (essa alcunha que lhe pespeguei foi repetida em campanhas politicas posteriores) Afinal para que serve afinal Amazonino Mendes ?

ps. isso porque nem é bom falar do quanto esse tipo foi nocivo para o meio-ambiente da região. Houve uma época em que ele fazia distribuição indiscriminada de moto-serras para os caboclos ribeirinhos como forma de "conter o desemprego". Idi Amin Dada perde pra Amazonino no papel de ditador de opereta. Se a mídia que se diz independente não consegue enjaular de vez os Paulos Malufs do eixo Rio -Sp- Brasília o que dirá de congêneres em estados distantes onde a mídia está atrelada aos partidos politicos e as concessões de canais pertencem aos próprios politicos ?

Comentários

Anônimo disse…
para tipos asquerosos como esse amazonino, não tenho dúvidas e nem remorsos: paredão neles! pelotão de fuzilamento e ponto final, sem direito nem mesmo àquele famoso (será invenção de hollywood?) 'último pedido'.

Postagens mais visitadas