SARNEY E A FOME DOS GAFANHOTOS

Fosse eu um renomado ensaista talvez pegasse bem redigir um ensaio com o título desse post. Mas como não sou nada além do que um especialista em generalidades uso a charge acima (publicada originalmente em www.jornalpequeno.com.br )para divagar um pouco sobre a criatura "homenageada" acima. Evidente que não vou cansar a beleza dos meus leitores com longas digressões sobre a "figura republicana" de Sarney nem seus pendores literários. Vou resumir tudo a um único ponto :a fome de poder dele e de seu clã é fome de gafanhoto faminto. E na verdade ele acha que todo poder que dele emana é legitimo pois acima de tudo se tem em alta conta. Considera-se um ungido. Grande político, grande intelectual, escritor maior. É um ser acometido em grau terminal da mesma doente megalomania que faz detritos politicos inconsequentes e inconsistentes se imaginarem fundamentais para nosso país. Em diferentes graus dessa patologia temos elementos como Arthur Virgilio Neto, Fernando Collor, Aluisio Mercadante e o sempre desprezível Ciro Megalô Gomes. A doença atinge a muitos, independente de partidos.

Estou derivando o tema e me tornando prolixo quando tinha intenção de apenas comentar uma notícia do dia que dá conta que José Sarney afastou 136 diretores do Senado . Isso mesmo. Segundo o colega Ricardo Kotscho são "136 diretores para apenas 81 senadores desta nossa pobre República, ganhando cada um R$ 16 mil por mes, fora as gratificações pela função.Dá mais de um diretor e meio por senador, comandando uma tropa de 6.500 funcionários, ou seja, mais de 80 por gabinete! Deve ser a maior concentração de diretores e funcionários por metro quadrado do mundo".

A pergunta é : Sarney sempre foi conivente e um outdoor ambulante que representa esse estado de coisas. Não que o Senado não precise de cortes radicais de gastos e funcionários . Mas por que Sarney estaria a essa altura tomando medidas moralizadoras ? a quem quer impressionar ou enganar ? a nosotros ? tudo soa muito estranho pois no mesmo momento em que ele anuncia as medidas trabalha junto à Câmara para obstar investigações que querem punir funcionário de seu irmão Fernando Sarney que viajou de avião com verbas da Câmara. Ah Sarney, o que tem por trás disso ? não nos deixemos enganar. Tem coisa aí...

No mais sempre é imperioso lembrar que Sarney e democracia não combinam . A charge que está abaixo foi motivo de censura e punição no Amapá onde o sujeito se elegeu senador. O blog da brava jornalista Alcinéa Cavalcante que sempre bateu forte em Sarney foi tirado do ar em pleno regime democrático por exercer apenas o direito de crítica. Ou seja : Sarney gafanhoto que erigiu, ainda vivo, um memorial pra si mesmo no centro de São Luis ( convento das Mercês, espaço público) é capaz de tudo. Até de virar moralizador por conveniência.

Comentários

Sayonara Moreno disse…
Pois é...
Essas 'historinhas' que acontecem na política do Brasil, sempre cabem uns ditados:
"Laranja madura na beira da estrada; tá bichada, Zé, ou tem marimbondo no pé..."

"Quando a esmola é demais, o santo desconfia!"

Enfim...onde ele quer chegar?!
Tá parecendo o Collor!!

abraços baianos!
Udi disse…
Affffe! como é essa história de um blog ser tirado do ar?!

Quem hospedava esse blog?! (desculpe a ignorância do macaco, mas eu não sabia dessa história mesmo!)
Anônimo disse…
É capaz de tudo mesmo. O diabo perto dele deve ser sentir fichinha.

Udi,
O meu blog era hospedado no Uol e claro que o Uol tirou do ar porque o coroné escreve umas tolices na Folha toda sexta-feira.
Para me processar, o Sarney usou um advogado que é funcionário concursado do Senado. Foi este funcionário que assinou as ações contra mim e outros jornalistas amapaenses que tiveram a ousadia de desagradar o coroné.
Anônimo disse…
Ë por isso que esse povo (sarney, Azeredo, Aécio e tantos outros) morrem de medo de blogs e internet.

Isso de tirar blog do ar é coisa da qual o Sarney deve entender bem, pois fez (e faz) isso com jornais maranhenses e deve ter aprendido vários métodos com seu "brother" ACM, esse sim, um inquisidor de primeira, que botava fogo em tudo...é, é isso aí. é.

Mas é isso mesmo, Ricardo: Sarney moralizador, Collor arrependido. Tadinhos...em breve, as carinhas choronas. Eleição pra governador nos estados vem aí!

abs
Estive em São Luis a trabalho no ano passado e (infelizmente) testemunhei o efeito dos gafanhotos de fogo...
Horror, horror...

Postagens mais visitadas