ACONTECEU NA MANCHETE

Há algum tempo escrevi aqui sobre a história dos Bloch (Os irmãos Karamabloch) escrita pelo Arnaldo Bloch que até deixou gentil comentário nesse roxo blog. LEIA AQUI. Já naquela ocasião tinha ficado tentado em comprar outro livro que gravita ao redor do universo da falecida revista MANCHETE. Por falta de nomes representativos ( puro preconceito)apesar de tentado não comprei “ACONTECEU NA MANCHETE- as histórias que ninguém contou" até que o meu amigo Walterson Sardenberg Sobrinho (ex-Manchete em São Paulo) me falou que o livro valia a pena pelo texto de alguns e pelos casos engraçados contados por outros. Berg (como é conhecido há muitos anos,alcunha que lhe impingi)tinha razão. O livro caudaloso em depoimentos, histórias e verbetes é muito legal apesar do tom triunfalista e ufanista que o costura como se todos que participaram da aventura de fazer MANCHETE tivessem participado da história da mais importante revista brasileira de todos os tempos o que é um evidente exagero.
O prefácio,belo texto de João Máximo e outros textos-depoimentos de Carlos Heitor Cony, Roberto Mugiatti, Lincoln Martins e até do megalomaníaco Renato Sérgio valem a pena ser saboreados. Uma idéia particularmente interessante nesse livro é aproveitar os cantos direitos e esquerdos das páginas com o que chamam de BLOG DA BLOCH , impresso em tipologia distinta às páginas em si. Nesse blog é que se colhem histórias curtas e deliciosas que fizeram o folclore de MANCHETE. Alguns dos personagens conheci de perto visto que entre 1980 e 1982 , na periferia disso tudo, fui repórter da sucursal paulista de Bloch Editores trabalhando principalmente para uma revista de caminhoneiros chamada BOLÉIA e posteriormente escrevendo algumas matérias para MANCHETE, PAIS E FILHOS, MULHER DE HOJE, DESFILE e ELE &ELA. A própria história da sucursal paulista da Bloch daria outro livro com seus mocinhos e bandidos. Berg com certeza daria conta disso muito bem.

Comentários

Aline disse…
"Os Irmãos Karamabloch" está aqui na minha fila de livros para ler. Agora vou adicionar mais esse. ;)
disse…
Histórias de bastidores são sempre bem interessantes.
Acho que é uma dica que vale a pena entrar na minha lista!!!
Abços
Mônica Angeleas disse…
Boa dica. Estou ainda no comeco do livro "Os irmãos Karamabloch" e estou gostando muito. Abcs
Que legal! Vou botar na minha lista, e acrescento uma história que - claro - não está lá, insignificante que é, mas não menos engraçada.
Fui a "Psicóloga da Fatos e Fotos" durante quase tres anos, na gestão Moisés Fucs.
Quando o Moisés Weltman o substituiu, me chamou, e disse que eu estava sendo dispensada, ..."porque a revista ia passar a se chamar 'Fatos e Fotos Gente', e Psicologia não tinha nada a haver com gente"...
Houve uma testemunha, que ficou uns cinco minutos de olhos arregalados e boca aberta, olhando para mim e para o Moisés: Arnaud Rodrigues... rsrsrsrs
Como diz um amigo meu, ..."o bom berro não cabrita"...
Fui embora quietinha, e só voltei anos depois para participar da teledramturgia do "Lupulimpimclaplatopô", já na TV.
Tenho saudades daquele prédio; da sala de redação e dos estúdios...
BJS!
Cinthya Rachel disse…
nossa, trabalhei muitos anos na antiga TV Manchete...

Postagens mais visitadas