São João desconhecido no sudeste/ sul ?

Como vosmecês perceberam o título do post é uma pergunta e não uma afirmação. Me questiono se os que moram no Sul, Sudeste e mesmo no Centro - Oeste tem real consciência da grandiosidade, importância e dimensão das festas juninas no nosso Nordeste pois se tivesse mesmo a real percepção a mídia deveria "pilhar" muito mais a cobertura das festas juninas , tradicionais ou não. Voltei ontem de noite para Sp após trabalhar pelo segundo ano consecutivo na transmissão (ao vivo) das festas juninas. Esse ano a TV BRASIL entrou direto de Caruaru, Salvador e Aracaju (que era nossa central de operações)na noite do dia 20 e na noite do dia 23 para o 24 que era o São João propriamente dito. Nos dias 21 e 22 colocamos no ar edições compactas sobre as festas e tradições juninas com compactos dos shows e no próximo domingo,28,o REVISTA BRASIL (17 HS) vai mostrar um resumão disso tudo. Evidente que sou suspeito pra falar mas se eu fosse vocês dava uma espiada. Garanto que vão assistir a festas e reportagens que nem imaginam. Já ouviram falar por exemplo da preciosa Orquestra SANFONICA de Aracaju ??? Arrisquem e petisquem. Se duvidam do apelo popular dessas festas espiem a foto acima. É da noite passada em pleno FORROCAJU 2009, em Aracaju, capital do Sergipe que compete com Campina Grande e Caruaru pela primazia de fazer o melhor São João do Brasil. Melhor pra nós. Enquanto eles disputam ganham os que assistem e participam.

Comentários

Udi disse…
Citando Tom: "o Brazil não conhece o Brasil".
São Paulo (ou os meios de comunicação?) é só o próprio umbigo... que fica mais exatamente nas regiões dos Jardins/ Itaim/ Moema/ Vila Madalena.
Ricardo,

Minha família inteira é do Pernambuco e eles vivem lamentando não estarem presentes em uma festa tão contagiante e animada como o "São João".

Estive em Caruaru no começo deste ano, mas não tive a oportunidade de presenciar algo tão festivo e tão puro. A cidade inteira pára por um mês, tudo é motivo de animação.

Quanto à disseminação da festa para os outros lados, tenho suposições: no Nordeste, ainda é muito forte a presença da religião católica. E São João é um santo católico de forte representatividade naquela região. Já São Paulo, Rio de Janeiro, o Sul e adjacências, mantêm uma identidade mais diversificada - se formos analisar, não há uma unidade paulistana, uma unidade gaúcha, uma unidade carioca.

Mas uma unidade nordestina, essa há, com certeza!

Obs: valeu por lembrar de São João. Ainda não postei nada sobre o assunto, mas farei assim que possível. Não posso negar as raízes!
Emanuela Régia disse…
Embora seja uma festa catolica, mas é tradição, cultura, é um pouco da historia do povo que se mostra viva a cada mes de junho. Caruaru -Pe pára, Campina Grande - Pb pára, o NOrdeste pára para viver seus festejos mais tradicionais, para comer pamonha, canjica, rapadura, tomar quentão... dançar forró pé-de-serra e contar historias... dançar coco, xaxado... são nossas raizes reavivadas a cada novo ano!

Você falou da orquestra sanfonica de Aracaju, e eu te apresento a Orquestra Sanfonica dos 8 baixos de Santa Cruz do Capibaribe-Pe.
http://os8baixos.blogspot.com/

Postagens mais visitadas