CARTA ABERTA À EX- PREFEITA LUIZA ERUNDINA

Há pouco mais de dois anos escrevi o texto abaixo dirigido à ex-prefeita de São Paulo e atual deputada Luiza Erundina,PSB. Foi postado originalmente no blog ME PAGA CIRO GOMES !  (Clique aqui) que é um divertido espaço onde me dedico a cobrar a grana que me deve desde o ano 2000 o deputado megalô e eterno candidato a qualquer coisa conhecido também por sua leviandade, destemperança e  "boquirrotice". Esse sujeito que não tem compromisso com nada a não ser consigo mesmo conseguiu arrastar para sua barca furada gente do naipe da Erundina que vem manchando sua biografia ao se atrelar a pessoas como Ciro e a um partido fisiológico como o PSB que só nos últimos dias colocou em suas fileiras o "socialista" Gabriel Chalita e o "socialista" presidente da Fiesp, Paulo Skaf. Isso sem falar no próprio Megalô Gomes, fina flor originária da ARENA, partido de sustentação à ditadura militar. Sendo assim como quase nada mudou em dois anos a carta aberta à Erundina continua valendo até porque dias atrás ela andou em Fortaleza falando bem do gazeteiro Ciro.


Prezada deputada : por um desses milagres que só a natureza política brasileira pode conceber a senhora hoje se vê no mesmo partido de Ciro Gomes com quem absolutamente nada tem a ver. Seu partido à sombra de um enorme guarda -chuva aberto pela memória de Miguel Arraes agora abriga toda sorte de aventureiros que não encontraram refúgio e nem espaço em outras agremiações recreativas partidárias. Se isso é um partido então me desculpe . Nada entendo mesmo de política. Se isso é política então a política me surpreende a cada dia.

Seu partido se diz “Socialista Brasileiro” e como todos bem sabem Ciro Gomes tem tanto a ver com socialismo quanto a senhora com malufismo. Fica difícil explicar aos seus eleitores como pode uma mesma legenda ter Luiza Erundina e um oportunista que troca de partido como um camaleão de textura.

Enfim , as texturas da política são assim mesmo. E essa carta é aberta para a senhora pois ao lado de poucos deputados como o Fernando Gabeira ( que sabe se marquetear muito bem) a senhora está coberta ainda por uma aura de decência e dignidade num congresso que realmente deixa a desejar.

Sei sim que muitas vezes é difícil defender sua gestão na prefeitura de São Paulo. Mas sei também que quem teve a oportunidade de percorrer cantos perdidos dessa cidade sabe o bom trabalho que a senhora fez. E sem marketing e divulgação. Nem tudo foi brilhante e nem tudo funcionou. O que funcionou , a senhora pode ter certeza, foi a senhora ter deixado em sua biografia política um traço ético . Sem falastronices vazias e sem bravatas. E isso definitivamente não combina com o perfil de Ciro Gomes que pretende usar o partido ao qual a senhora se filiou para tentar mais uma vez chegar ao Planalto . A senhora tem certeza de que vai entrar nessa aventura e manchar sua biografia ? ou a senhora e Ciro Gomes tem afinidades que não conhecemos ? Sinceramente…

Comentários

VIctor Colonna disse…
Ricardo,
segue aí o convite de lançamento do meu livro e um poema. se puder, divugue.

Abraços!

CURTO-CIRCUITO (VICTOR COLONNA)


De repente eu paro e olho: é ele!
Desengato marcha-a-ré crescente
Meu rosto fica roxo, vermelho
Desamarra-se o elo da corrente.

Curto-circuito, incêndio, tragédia!
Meu cabelo arrepiado espeta
Meu pulso desencapado choca
Meu corpo endiabrado, capeta.

E meu peito pega fogo: é vida
Um calor que se desprende e solta
Amor é caminho longo: é ida
É só ida. Não tem volta.


O LANÇAMENTO


Lançar um livro é se lançar às críticas, ao abismo que é o gosto do outro.

Publicar, mais que escrever, é inscrever as palavras, imprimir-se, revelar-se para o mundo.

Há milhares de anos, quando não éramos ainda seres “humanos”, resolvemos misturar o sangue dos animais com terra, transformamos esse sangue em tinta e passamos a desenhar as paredes das cavernas. Não se sabe porque isso se deu, mas com certeza, já existia nos nossos antepassados cavernosos a necessidade de transcender à vida, de mostrar ao mundo: “eu estive aqui”.

Ninguém sabe exatamente o que é arte. A mim, arte remete à caverna, sangue, angústia, destino, transcendência. É apenas uma intuição, uma conjectura. Não tenho certeza. Nunca terei.

Mas isso não tem a menor importância. Pois a vida não é feita de certezas, mas de caminhadas.


Eu, Victor Colonna, tenho a honra de convidá-lo(a) para o:

Lançamento do meu livro de poesia “Cabeça,Tronco e Versos”, na Livraria Baratos da Ribeiro,
rua Barata Ribeiro 354 lj D, Copacabana, dia 13 de outubro de 2009, a partir das 19:30h
Angela disse…
Ricardo,
Tenhp pânico de pensar no fantasma da ditadura que vive nos assombrando. Qualquer hora dessas algum maluco resolve tirar essa carta da manga em nome dos bons costumes..., fazendo alianças num vale tudo.
Bjs
Angela disse…
Ricardo,
Tenho pânico de pensar no fantasma da ditadura que vive nos assombrando. Qualquer hora dessas algum maluco resolve tirar essa carta da manga em nome dos bons costumes..., fazendo alianças num vale tudo, tudo pode acontecer.
Bjs

Postagens mais visitadas