Eu , o cerro e a "Locombia" Colômbia


Uma equivocadíssima reportagem de Carlos de Lannoy  sobre as eleições presidenciais colombianas ontem na Tv Globo me faz voltar a tecer considerações sobre o país que tantas vezes visitei para elaboração e depois frustrante exibição do documentário "Colombianos" produzido pela Tv Cultura. Deveria me corrigir mas não consigo. Toda vez que vejo a mídia distorcer tanto as informações do que se passa na complexa Colômbia acabo me aborrecendo. Ontem e hoje dei umas estocadinhas no assunto pelo Facebook e agora o faço aqui e agora talvez pela sensação de uma relativa perenidade que passe um blog. Uso para estampar o post uma foto feita há exatos quatro anos - quando eu fora cobrir para a Tv Cultura a eleição presidencial anterior que deu o segundo mandato a Álvaro Uribe - no alto do Cerro de Guadalupe, logo abaixo da igreja que fica lá em cima , espreitando a capital do país como uma versão  bogotana do nosso Cristo Redentor. Um lugar muito belo, diga-se de passagem.
Belas não são contudo as situações vivenciadas pelos colombianos. E o que nos chega a respeito do que lá se passa é de uma distorção que continua sendo inadmissivel para um país que , apesar de distante, faz fronteiras amazônicas com o nosso.
A reportagem de Lannoy por exemplo entre outros absurdos  atribui ao atual presidente Uribe papel de pacificador.Mentira.Insinua que  ele é quase unanimidade nacional .Mentira. À guisa da mídia americana chamada guerrilheiros de narcotraficantes. Mentira.Guerrilheiros são coniventes com tráfico e não um cartel. Uma sucessão de obtusidades. Hoje  mesmo três amigas colombianas comentaram isso comigo via Facebook e  explicaram porque votam em Mockus e não Santos que é o aliado do Uribe que jamais apurou como deveria centenas de assassinatos no campo e nas periferias das grandes cidades atribuidas aos seus aliados. Tem as mãos encharcadas de sangue mas fica mais facil para a mídia obtusa vilanizar as FARC (que não são santas!) do que explicar o que de fato acontece na complexa Colômbia.
O assunto é mais do que polêmico e já me rendeu dissabores falar dele não só porque as pessoas de fato acreditam nas visões distorcidas como se atribuem conhecimento sobre a Colômbia sem jamais ter visitado o país. Não faltaram inclusive idiotas que em blogs ou de outra maneira me chamaram de simpatizante das FARC o que seria cômico não fosse trágico. Posso lhes garantir que a Colômbia não se pode entender assim tão facil. Aliás não se entende país algum em uma semana de visita. Mas a Colômbia tem tantos absurdos, paradoxos, verdades e mentiras, realismo fantástico  que só poderia ali ter nascido e se feito um Gabriel García Márquez. Como dizem minhas amigas colombianas. Não é Colômbia . É LOCOMBIA.

Comentários

Arilo disse…
O que ocorre com o documentário sobre a Comlombia? lembro que assisti o final dele, talvez na TV cultura, mas foi só? Ele chegou a ser completamente finalizado? tem como assisti em algum lugar da internet, por exemplo? abs

Postagens mais visitadas