Dilma, Serra e o descaso ambiental

      Domingão eleitoral decisivo vai chegando, as baixarias proliferam e o inevitável vale tudo ganha espaço na mídia, nas ruas e nas rodas de conversas. Uma das moedas de troca nessa bacia de almas perdidas foi a questão ambiental, espólio deixado a deriva com a desclassificação de Marina Silva. Tanto Dilma quanto Serra tentaram pegar o bote do rio que seca pois ficou evidente o oportunismo de ambos visto que um superficial exame da questão ambiental sob a ótica dilmista ou serrista prova que nenhum dos dois é afeito ao tema.
       O repórter Vinicius Sassine do Correio Braziliense foi mais fundo no tema e em competente reportagem assinada na edição de ontem coloca lado a lado o descaso de Serra e de Dilma com o tema provando que, noves fora, só querem os votos verdes pois eles se tornaram o fiel da balança.Vinicius aponta, por exemplo, que Dilma estimulou a instalação de novas usinas termelétricas no país e cobrou sempre muita pressa para autorizações de usinas hidrelétricas como a malfadada Belo Monte no rio Xingu. Também promoveu a retomada da energia nuclear no país e deixou rolar solto o desmatamento no cerrado que foi mais veloz nessa quase década lulista.
        Do lado tucano o “neo-verde” Serra,quando foi governador de Sp entre 2007 e 2009, ignorou projetos de controle de poluição veicular e de inspeção de veículos e faz alarde com a tal lei do clima que ele sancionou mas jamais foi implementada porque deixou de fora o setor de transporte, o maior poluidor de São Paulo. Serra também foi campeão do desmatamento amazônico quando ministro do Planejamento de FHC . Exemplo ? em 2002 o desmatamento chegou a 21,6 mil quilômetros quadrados enquanto no ano passado foi a 7,4 mil. Isso sem contar com a ligação umbilical entre Serra e os ruralistas que rejeitam propostas como desmatamento zero nos biomas brasileiros.
        Lógico que não se decide voto apenas pelas questões ligadas ao meio ambiente. Mas elas são cada vez mais fundamentais num país e num planeta combalido pelo descaso com esses temas. Marina, é preciso que até seus críticos reconheçam isso, pelo menos colocou o tema num degrau de importância que ele não tinha .Importância que nem Serra e nem Dilma com seus raciocínios desenvolvimentistas parecem ter descoberto.

Comentários

Postagens mais visitadas