PREFEITO FILME RUIM E O FIM DO BELAS ARTES

      
   Todo mundo sabe que o prefeito de São Paulo , Gilberto Kassab, é um tipo de filme ruim que ninguém quer assistir. Daí a gente deixar de comentar o absurdo que é deixar fechar o cine Belas Artes é outra história. Mesmo sabendo que de Kassab e seu DEMOcratas  não se podia esperar outra coisa não temos mesmo que ficar calados diante de mais um dos muitos despautérios que acontecem na maior cidade do Brasil. Dirão os incautos que é apenas um cinema que fecha. Mas eu replico : como assim um cinema que fecha ? é simplesmente a memória da cidade que se esvai, em vão , mais uma vez. Uma cidade que por culpa nossa mesmo não tem memória alguma. Muito menos a cultural. Aqui as coisas se desmancham aos nossos olhos sempre se curvando às circunstâncias do momento ,às conveniências da hora.
     Desde 2002 André Sturm e outros abnegados vem se esforçando para manter o Belas Artes onde sempre esteve e agora, diante de outra batalha depois que o HSBC retirou patrocínio, estavam quase conseguindo levar o sonho adiante quando o proprietário do prédio fechou questão e disse que não . Prefere alugar seu valioso ponto para uma loja. Mais uma loja meu Deus!!! que diferença vai fazer entre milhares de outras que assolam nossa cidade, imersa numa tsunami de consumo desenfreado ?
     Inútil ficar aqui escrevendo sobre a importância do Belas Artes nos corações e mentes de gerações de seus freqüentadores. Gente que foi formada vendo o que ali passou durante todo esse tempo. Gente do meio cultural, gente de cinema, gente que só curte cine, gente como a gente que por ali passou e por ali deixou recordação das boas de tempos idos , vividos, chorados e gargalhados. O Belas Artes é um pedaço do nosso coração paulistano mesmo para aqueles que aqui não nasceram. Já me considerava viúvo de uma época por muitos fechamentos e não tombamentos que aqui ocorreram, como o do lendário  Bar Riviera, exatamente ali defronte, onde vivi tantos momentos lindos e sofridos em tempos de faculdade e começo de carreira. O Riviera e sua escada circular e retrô, seus tijolos de vidro, o garçon Juvenal nos atendendo e o Renato  (derradeiro dono) cofiando os bigodes ficaram pra trás e é um torpedo no peito ver ele ali largado, abandonado , sem que ninguém tivesse coragem de devolvê-lo à cidade como fizeram  com o bar Brahma.
     Agora é a vez do Belas Artes. Acabar com ele é como colocar uma estaca de madeira no quase moribundo signo dos cinemas de rua de São Paulo. Cada vez me afasto mais do coração de minha cidade porque ela se curvou definitivamente à cultura shopping center e me recuso a ser obrigado a entrar num shopping para ter que ir a um bom cinema. Será que em São Paulo ninguém pensa mais nas pessoas que não gostam de shoppings ?
     Há um abaixo nesse endereço  que pode ser assinado por qualquer mortal  (http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/7873/1 ) pedindo que o Belas Artes sobreviva. Sim a esperança é a última que morre ; de repente o Eike Batista resolve fazer uma média com a paulistada e nos devolve o Belas Artes... vai saber. Porque esperar por um prefeiteco que manda sovar artistas de rua me parece ser inócuo. Kassab é apenas um filme ruim que está demorando pra acabar...   

Comentários

edson disse…
Ricardo, comungo com sua opinião e estou aderindo ao abaixo assinado.
Infelismente me parece um caso perdido, mesmo com a intervenção do "super Eike".

Aproveito o ensejo para uma referência ao post que falava dos comentários. Coloquei o meu, porém, não foi publicado... Acredito que por causa da moderação. Já coloquei vários comentários que não são publicados.
Estarei pisando na bola nos procedimentos de registro ?

Abraço,
Edson.
edson disse…
Já fiz vários comentários, porém não foram publicados.
Será problema de moderação ?
Estarei pisando na bola quanto aos procedimentos de envio ?
Sugiro um "manual" como proceder para o envio de comentários ...
Ricardo Soares disse…
Edson...prezado... o erro pode ter sido seu...procuro uma vez ao dia ver os comentários que necessitam de moderação, os leio e publico... só não estão liberados para publicação direta pois há alguns meses esse blog começou a ser alvo de inúmeros spams...tive que adotar a moderação infelizmente...mas aí estão as suas observações...seja sempre bem vindo

Postagens mais visitadas