O RIO PARDO PEDE SOCORRO

     Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, é uma linda cidade que vive da memória da ferrovia Sorocabana e dos tempos aúreos da cultura do café. É uma bela e pacata cidade, dessas de se passar o resto da vida posto em sossego e contemplação. Só que a contemplação  passa necessariamente pelas águas do rio Pardo que atravessa 14 municipios além de Santa Cruz , percorrendo cerca de 230 kms numa sucessão de belas paisagens, corredeiras e saltos como o do Menegazzo na foto abaixo. Ás águas desse rio fazem parte da memória afetiva de muitos cidadãos da região, está entranhada na cultura e na história  local.
  Agora, mais uma vez, interesses escusos e mal explicados querem soterrar a história e o patrimônio ambiental em nome da construção de três pequenas centrais hidreletricas feitas por um grupo gaúcho que em contrapartida trariam muito pouco ou quase nada de energia para a própria Santa Cruz e cidades vizinhas. Ou seja, muita destruição , muita despesa para pouco resultado energético e mesmo de emprego de mão de obra qualificada por ali. As mesmas velhas desculpas que os desenvolvimentistas usam pra sobrepor o progresso ao bom senso.
     A sociedade organizada de Santa Cruz do Rio Pardo e região está se organizando e combate fortemente a iniciativa. Tem até esse site que deve ser visitado .Clique aqui.  Ajude a não permitir que mais uma vez os predadores vençam.

Comentários

Postagens mais visitadas