A roupa dos homens de bem...

     O tema pode parecer pueril.Ou ingênuo , ou nonsense. Talvez não combine com um cinquentão como eu que deveria estar mais aprumado, mais bombeiro e menos incendiário. Vejo até alguns amigos a balançarem a cabeça emitindo o indefectivel “tsk,tsk, tsk”. Fazer o que ? Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim, como diria a canção tema da novela Gabriela.
    Fato é que sempre me incomodou muito a convenção inexplicável de que os ternos e gravatas conferem aos homens uma aura de cidadãos de bem. Como se automaticamente ao usar a vestimenta todos se transformem em respeitáveis cumpridores de deveres e pagadores de impostos irretocáveis. Homens guardiães da ética, do humanismo , dos direitos civis igualitários. Bom, só pelo exemplo da foto acima vemos que não é nada disso.
    Fato(aliás o nome que se dá ao terno em Portugal) é que o assunto é antropologicamente complicado e se formos à origem da vestimenta evidente que vamos encontrar muitos motivos para que os homens se considerem elegantes ao se vestirem assim. Eu continuo achando esquisito e até ridícula a indumentária . Como achar bonito um treco que tem calça e paletó do mesmo padrão abaixo do qual se coloca uma camisa ( geralmente branca) amarrada com um pedaço de “pano colorido”, expressão que cunhou para a gravata o escritor Marcelo Rubens Paiva ?
    Pois assim é se nos parece na coletividade. Homens de terno são respeitáveis , são de bem, são os dotô, sim sinhô, e por aí vai .Do meu lado posso lhes garantir que os sujeitos mais execráveis , canalhas e lamentáveis com os quais tive o desprazer de cruzar na vida usavam terno e gravata. Triste coincidência ? Parece que não se formos , de novo, levar em conta a foto acima. Os oligarcas, os patrõezinhos, donos de potentados usam terno. E estão sempre acima de qualquer suspeita em relação aos que usam bermuda e chinelo. Pueril ou não pensemos no assunto.

Comentários

Ju disse…
O rei não está nuu e usa paletó... saudade de vir aqui!
bjs
O fato, como já nos ensinaram os poetas, é apenas mais uma ilusão, só que com mania de grandeza..

Não usar ternos é uma promessa de moleque, que mantenho até hoje.. talvez porque tenha percebido que é isso aí, a corja usa terno e gravata.

É o tipo da convenção que merece uma faísca incendiária, Ricardo...

Abraço
Silvana Persan disse…
Somos condicionados a julgar pela aparência e nossa (?) herança cultural determinou que os "bem vestidos" também se vestiram de caráter. Não sei porque continuamos com essa crença, desde que o rato roeu a roupa de um rei qualquer não é mais assim.

Postagens mais visitadas