FRANCISCO DE ASSIS

       "Lá vai São Francisco pelo caminho", diz o refrão de uma bela canção de Vinicius de Moraes e Paulo Soledade que está no belíssimo disco "Arca de Noé". E ele segue o caminho nada sozinho nesse mundo conturbado onde o pecado existe no lado de baixo e de cima do Equador e por todos os pólos e poros do planeta. Paradoxalmente num mundo deserdado, onde as utopias naufragam e a "matrix" do consumo triunfa, o santo de Assis segue o caminho com seu recado eterno e etéreo de um mundo mais justo, mais igualitário, menos desigual. Um santo que, se vivo fosse, incomodaria demais a igreja Católica de Herrrr Sig Heil Ratzinger. 
     São Francisco sempre inspirou muita gente. Biógrafos , estudiosos e escritores de raro talento como Nikos Kazantzakis (o mesmo de " A Última Tentação de Cristo") que escreveu o magistral "O Pobre de Deus". O santo pode ter sido, a grosso modo, o primero hippie , o primeiro pacifista, o primeiro ambientalista,um homem que tentou a seu modo trazer os católicos para o caminho do "amar e ser amado" mas o rebanho sempre preferiu o "é dando que se recebe", lema máximo de partidos ordinários como o DEM brasileiro.
     Embora jamais tenha posto meus pés em Assis na Itália sempre me alimentei da retórica, das convicções do santo, construindo pra mim mesmo um ideário religioso muito particular onde ele ocupa lugar especial ao lado de Cristo, Buda e quase mais ninguém. Por conta disso sempre li quase tudo a respeito dele e coleciono imagens do santo que enfeitam e de certa forma protegem a minha casa.
     Agora, no meu aniversário, o casal amigo Rinaldo Gama/Laura Cardoso me presenteou com um belo livro de Chiara Frugoni (foto),

recém-lançado, que leva o nome  de "Vida de um homem : Francisco de Assis". Ainda que não seja um livro lírico , um livro impregnado de poesia,  ele passa por situações poéticas quando consegue com competência alinhar os muitos consensos biográficos entre as várias versões correntes sobre vida e obra desse santo peculiar. Não trouxe nenhuma novidade substancial em relação ao que eu já sabia mas ao menos me deu a certeza de que seus feitos foram tão doces e densos que deixaram um legado ímpar pra quem vibra no sentido de almejar uma tão dificil paz mundial. O santo medieval nunca nos fez tanta falta.

Comentários

Postagens mais visitadas