UM MOSTEIRO DE SÃO BENTO NO CAMINHO DE RAUL SEIXAS

         Lugar bonito, imponente, circunspecto, no coração de Salvador,quase ao lado da praça Castro Alves. Durante décadas via aquela igreja e aquele mosteiro de São Bento mas jamais imaginei que um dia fosse fazer uma visita completa e afetuosa como a que fiz sábado passado ao lado do fotógrafo Juvenal Pereira e de Antonio Carlos Limongi, o "mini-hippie", figurinha folclórica e simpaticíssima do cenário cultural baiano.
      Estávamos ali defronte a igreja no final da manhã de sábado passado com o Juvenal fotografando a fachada. Como a entrada estava em reformas a igreja estava fechada. Foi quando por uma entrada lateral ao conversar com um segurança "mini-hippie" deu de cara com  Dom Emanuel D' Able do Amaral, arquiabade do mosteiro da Bahia. Justamente quando eu me aproximava e ele simpaticamente ouviu do meu interesse no conjunto arquitetônico e na história do local por conta dali ter estudado um personagem do qual seguimos os passos ; Raul Seixas. Dom Emanuel sorriu quando ouviu o nome do cantor e compositor baiano o que , convenhamos, não seria de se esperar de um religioso menos esclarecido como  provou não ser o arquiabade. Ao contrário, figura hospitaleira, culta e serena, nos mostrou todo o mosteiro, as instalações internas do antigo colégio onde  Raul estudou e a impressionante biblioteca que  guarda mais de 300 mil volumes , muitos deles raríssimos .                         
     O mosteiro existe ali desde 1582 e guarda uma infinidade de histórias que em breve serão mais conhecidas graças a um livro que será lançado sob os auspícios da construtora Odebrecht.  Dom Emanuel, nascido carioca mas "meio-baiano" como diz está à frente do mosteiro há 17 anos embora ainda seja muito novo na disposição dos seus 56 anos. Não tinha 40 quando virou a maior autoridade beneditina do Estado. Está à frente de múltiplas responsabilidades  como gerir uma faculdade e administrar bens  espalhados por Salvador além de cuidar do seu rebanho e de um acervo de mais de 5000 peças de arte entre as quais uma deslumbrante pintura de São Francisco de Assis feita por Carybé nos anos 70. Diante de tal simpatia e do que aprendemos mais do que merecido que Dom Estevão tenha sido magnificamente clicado por Juvenal Pereira conforme vocês podem ver na bela foto acima. 

Comentários

Juvenal disse…
quando eu lhe perguntei se ele aos 22 anos quando se e dedicou ao sacerdócio ele tinha experimentado tudo me disse: quase.
Ricardo Soares disse…
boa lembrança Juvenal...hehehe

Postagens mais visitadas