um país azulejado

a "beleza natural" de Carapicuíba-Sp.Ausência de verde e devastação
    Resta agora à presidente Dilma vetar esse indecente código florestal que ruralistas e devastadores nos impuseram enxertando grana nas contas parlamentares. Resta agora manter a esperança remota (que míngua) que dia desses todos acordem e pensem que o futuro se faz agora, inclusive com frases feitas como essa. Não tenho complexo de Poliana e por isso não creio mais na consciência ambiental dos homens, sobretudo dos brasileiros e brasileiras, sedentos por tvs de plasma, shopping centers, automóveis possantes , asfalto e cimento.
   Não adianta espernear porque os arautos do verde são minoria e os "outros" estão azulejando o país. Vejo aqui mesmo na vizinhança. Terrenos grandes  sendo vendidos e destruídos sem que seus novos donos sequer tenham o cuidado de deixar uma mísera arvorezinha para dar sombra. E aqui (Granja Viana, cercanias de SP) teoricamente seria um recanto verde , com pedaços ( cada vez mais raros) de mata atlântica que a incompetente polícia ambiental não dá conta de preservar sequer um galho. Então , lógico, vem a pergunta : se isso acontece aqui, nas fuças dos formadores de opinião e em São Paulo que dirá nos rincões do Pará, Mato Grosso , Tocantins onde as damas das motosserras como Kátia Abreu tangem seus gados impunemente ?
  Os predadores continuarão impunes porque a maioria está muito bem representada no legislativo federal quando não ocupam literalmente as cadeiras do Congresso. Esse é um país na contramão da sustentabilidade por mais que cresça a consciência ambiental. Mas se ela cresce é em proporção muito menor que a sede de destruição, a mentalidade de azulejar porque "árvore suja, cai em cima dos carros",não dá status. Sei que meu pessimismo torra o saco mas não posso ter esperança alguma quando um senador acreano e ex -governador daquele Estado (Jorge Viana-PT) se diz aprendiz de Chico Mendes mas vota com os predadores. Não posso ter estômago quando ouço aquela voz monocórdica e tediosa do predador Aldo Rebelo a defender o indefensável que é mais destruição e impunidade pra devastadores. Não posso crer que nossos destinos ambientais em última instância estão nas mãos de uma presidente que tem a estética e o discurso de uma motoniveladora. Mesmo que ela não admita Dilma crê que governar é abrir estradas, criar usinas, detonar, asfaltar, azulejar. Consciência ambiental pra que né presidente ? Afinal sua netinha ( ou netinho?) vai viver num país azulejado . Sorte que já existem produtos que deixam os azulejos brilhando, sem escorregar, refletindo com perfeição sua cara de pau diante da tragédia ambiental que segue caudalosa como os rios amazônicos que a senhora está ajudando a destruir

Comentários

Postagens mais visitadas