caros amigos carnavalescos


   Se o ano começa só agora,pós-carnaval,se as turbas continuam cada vez mais violentas e ignaras como se viu na apuração do carnaval paulistano,se todo mundo continua a discutir o destino dos “craques” do futebol e das celebridades inócuas é porque temos mais dos mesmos filmes.
  No entanto há filmes –ou seqüência deles–que nos servem para reflexão sobre momentos idos e vividos e sobre aqueles que estão por vir. Mais dos mesmos filmes que tem a nos acrescentar. É o caso da trilogia italiana (Meus Caros Amigos 1,2 e 3) que revi nesse carnaval sem confetes e nem serpentinas. Na verdade o 1 e o 2 já havia visto e resolvi revê-los para assistir ao 3, para mim inédito e justamente o mais fraco talvez até pelo fato de não ter sido dirigido pelo imortal Mário Monicelli e sim por Nanni Loy.
   Não tenho a menor pretensão a essa altura de ficar falando sobre filmes tão amplamente comentados e muito menos de me dar ares de crítico de cinema. Só queria mesmo era colocar uma pitadinha de reflexão barata sobre o que esses três filmes nos convidam a pensar: amizade,envelhecimento e , sobretudo, não levar a vida a sério. Como disse o conde Nascetti- personagem vivido pelo impagável Ugo Tognazzi – no terceiro filme da série “o importante não é trabalhar ,é rir”. Ou “rir é o melhor remédio” como propunha uma remota seção da remota revista “Seleções”.
  Em tempos bicudos como os nossos onde tanta inutilidade é levada a sério e as pessoas se melindram por tão pouco é legal pensar que rir possa ser o melhor remédio. Mesmo que ele não cure, distensiona os nervos.Gostei desse carnaval com os meus “caros amigos”.   

Comentários

Boa dica e boa reflexão! Eu também passei meu carnaval com alguns caros amigos e demos muitas risadas!

Postagens mais visitadas