Nosso fim pode ser nosso começo

Paul Gilding :estamos no fim ou em um novo começo ?
    Bem interessante hoje a entrevista concedida por Paul Gilding ao jornal "O Globo". Clique aqui e leia. Gilding é um importante ambientalista de capilaridade mundial ,autor do livro "A Grande Ruptura" onde prevê um futuro bem sombrio para a humanidade se mantivermos o ritmo de crescimento econômico dos dias atuais. Para ele "os países em desenvolvimento estão presos numa armadilha dos ricos, que resolvem tudo com o crescimento econômico. A verdade é que movimentos como Ocupem Wall Street nos mostram que o crescimento econômico não entrega sempre uma integridade social; ao contrário, pode criar mais conflitos e divisões na sociedade".
   Gilding apesar dos seus prognósticos não se considera um pessimista pois também acredita na capacidade de reação dos seres humanos. Diz ele que “podemos ser lentos, mas não somos estúpidos”. Eu diria que tudo é uma questão de ponto de vista e de geografia. Gilding é australiano , mora com a família numa fazenda da Tasmânia e deve conviver com atores sociais que lhe deem a chance de ter um minimo de otimismo.
    Vivesse ele em São Paulo ou no seu entorno como a Granja Viana onde os políticos boçais e o "imobiliarismo" devastam e transformam tudo em shopping center, centros comerciais e sobradinhos malocas de classe média sem uma única árvores talvez não tivesse tantas razões para otimismo. Se o mundo vai acordar creio que o fará muito lentamente. E quando despertar até essa reação chegar aos nossos letárgicos rincões poderá ser tarde demais. Não vejo por onde ando um único motivo pra ficar otimista com o futuro dos brasileiros. Mas acredito que nosso fim possa ser um novo começo. 

Comentários

Compartilho de seu pessimismo quanto ao caso brasileiro. Thomas Kuhn, filosofo ciência e da historia da ciência, dizia que só se muda um paradigma apos uma grande crise, algo como o fundo do poço. Aqui as pessoas se iludem contemplando a vastidão de terras ( e água e pre sal), acreditando serem recursos inesgotáveis, 'abençoadas por deus". Ainda falta verem o fundo...E então será tarde. A reconstrução se dará entre dores

Postagens mais visitadas