escritores e o Bangalô do Mirisola

       Apesar da dedicatória para mim ser de 11/11/2004 só agora li até o fim o exemplar de "Bangalô" que me foi dado por seu autor, Marcelo Mirisola. Naquela data, provavelmente no apartamento dele na praça Roosevelt, centro de Sp,na gravação de um episódio do extinto programa "Mundo da Literatura" que eu apresentava e dirigia.
     Ter feito programas televisivos sobre literaturae ter convivido durante tantos anos com escritores me fez ter uma impressão geralmente desfavorável da categoria.Solidificou minha opinião de que geralmente interessa mais o que eles escrevem e não como são e o que pensam. Daí que para mim se torna tedioso ler e assistir entrevistas com escritores porque os entrevistadores (em geral) estão muito mais interessados em saber se eles comem granola ou carne vermelha  do que em saber os meandros das criações de suas obras.
     Dei toda essa volta para voltar ao bom "Bangalô" do Mirisola. Não vou dizer que encontro nele ecos de Bukowski, Fante ou até de Reinaldo Moraes porque o Mirisola pode ficar puto embora isso pouco importa pois ele preza de certa forma emputecer os outros. Não quero agradar ou incomodar Mirisola. Quero apenas dizer que o cara, influências à parte, tem a manha da escrita sarcástica, digestiva (??), uma ironia pesada que antes de machucar, diverte.
    Não,não sou e jamais serei crítico literário até porque acho uma chatice pedante o meio acadêmico que gravita ao redor da literatura e acho a "categoria" dos escritores muito interesseira no geral. Sempre me procuravam quando precisavam ou eu estava em evidência. O resto é silêncio quando não podemos atuar como divulgadores da causa. Ok, é uma troca justa mas que inconscientemente me fez ter uma certa má vontade com os escritores de minha geração e com alguns mais novos que invariavelmente,para mim,estão imersos num lodaçal de presunção e oca autosuficiencia.Se bastam mas estão a repetir fórmulas. Inventam um boom literário inexistente para justificar vacuidades.Nada é muito instigante. Mas também não estou aqui a cobrar obras-primas. Só uma certa vergonhazinha na cara.Daí que demorei para entrar e apreciar o "Bangalô" do Mirisola. 

Comentários

Ok... mas diga-me: no fim de tudo, apreciou ou não? Perceba que também você se perdeu nos "eus", sem dizer nada sobre o livro. Que eu, aliás, nem sabia que existisse... Mas que é o título do seu post.
Ricardo Soares disse…
ué Exasperada!!!eu disse que o cara tinha a manha e disse que entrei e apreciei o Bangalô...isso náo é sinal de que gostei ??

Postagens mais visitadas