um mergulho a esmo na Praia Grande


(...)Dura rotina sem espaço para muita fantasia o bom eram as raras vezes que molhávamos os pés na Praia Grande construindo castelos de areia e olhando o tempo passar com nossos calções listrados. Eu, magro e banguela. Meu pai gordinho e feliz ainda mais pelas ostras que às vezes ancoravam em nossa mesa. Cidade Ocian, Vila Mirim, Vila Tupi. Um cenário antigo saído de algum filme do neo-realismo italiano. Éramos italianos e não sabíamos.
A vida não te deu tantos bons empregos a meu pai mas lhe deu três filhos bem diferentes. Um menino e duas meninas. E, ao que consta, ele sempre exerceu com gosto e ciúme sua paixão pela família. Um gosto que suportava as reprimendas quando tomava sopa fazendo barulho com a boca ou quando fumava demais no meio das refeições. Um gosto que suportou as sutis humilhações que os mais bem aquinhoados da família lhe impunham. Homem do interior . Moreno e troncudo. Quase grosso mas com um refinamento que ia muito além das etiquetas. O gosto pela sinceridade, o intuitivo nojo a toda espécie de hipocrisias. O desgosto por ter que enfrentar os rituais entediantes dos batizados, casamentos , noivados e finais de ano onde todos fingem viver em harmonia.
Este interior distante que marcou as feias unhas dos seus pés afinal era Assis , Rancharia, Mumbuca ou Presidente Prudente ? sua alma carente passou por todos estes recantos mas veio procurar fincar raízes em uma pensão barata no bairro da Liberdade quando lá ainda não era o reduto dos orientais. Como será que você via o sol se pondo a partir de uma janela da rua Taguá ? (...)
 

Comentários

Caro amigo
Viajei com suas crônicas. Quando será publicado o livro?
Grande abraço

Georges Bourdoukan
Ricardo Soares disse…
Bourdoukan, prezado...a idéia é essa ...tirar os guardados da gaveta...na verdade todas essas sequências de "um mergulho a esmo" são tiradas de um romance inédito concluído há muitos anos... fiquei sempre relutante com ele e agora coloco uns pedaços por aqui , como se fossem mesmo pequenas crônicas, pequenos espasmos de memória, para "testar" a receptividade... por comentários elogiosos como o seu (opinião que muito prezo) fico mais animado... obrigado...espero que um dia desses,ainda nessa "encadernação" esse livro saía...abss

Postagens mais visitadas