sacolinhas plásticas e um debate inócuo


      Mais da metade da população do planeta vive em cidades e a tendência e chegarmos aos 70% rapidinho.Esses dados foram muito repetidos durante a Rio+20 assim como inúmeros mantras do que devemos ou não fazer para não sucumbirmos como espécie. O que ficou disso tudo ? Ora, a certeza de que a tal agenda de sustentabilidade dos governos é refém de mega interesses corporativos. Por isso o futuro do planeta está na mão dos cidadãos.É a lição contundente da rio+20 . Não esperar pelos inoperantes governos. Temos que nos unir mas na prática a teoria  vira pó. 
     Vamos pois ao inócuo debate e as batalhas jurídicas em torno das sacolinhas plásticas dos supermercados. No vai e vem em abril elas deixaram de circular em São Paulo mas agora voltam com força porque alguns juristas acreditam que os supermercados devem oferecer alternativas aos consumidores. Não tem sacolinha, hábito de 40 anos embutido nos preços que pagamos ? então vamos a alternativas. E a conta quem paga são os empresários. Ora pois...
   Sou dos últimos a dizer que os empresários do setor dos supermercados são bonzinhos. Mas imaginar que a lógica deles deixe de ser auferir lucros é a mesma coisa que imaginar que Maluf deixará de ser ladrão. Isso é atávico em ambos os casos. Empresários querem lucro, Maluf é meliante. Ponto. Isso escamoteia uma outra questão que é a responsabilidade social do cidadão. Por que ele, avisado que foi, não pode providenciar seu próprio caixote, sacola , saco de papel pardo como acontecia antigamente na minha infância quando todo mundo ia ao super e à feira com carrinho e sacola ? ´
   Fica tudo na questão do egoísmo que nos levará a extinção. Empresário não dá sacolinha e não oferece alternativa. Cidadão não faz a lição de casa e acha que levar suas compras para casa é problema do supermercado. Como queremos pois na época das mega-cidades resolver grandes questões estruturais se não conseguimos sequer resolver uma pendencia pequena dessas ? Enquanto ninguém abrir mão de nada o destino futuro é uma fenda escura , suja e superpovoada. Não há espaço para todo mundo com essas mega cidades e ninguém cede espaço a ninguém seja em que quesito for. Parece que vamos mal apesar do riso triunfal de Ban Ki-Moon, um rei da cara de pau, que assegura que a Rio+20 foi "um sucesso". Ora, e por que se espantar com isso ? ele é pago pra ser cara de pau e dizer frases como essa . Do contrário não seria secretário-geral da ONU , esse organismo caríssimo travestido de penduricalho de luxo a serviço dos países ricos. E enquanto discutimos questões inócuas o mundo se afunda no lixo pois ninguém pensa em ceder.

do que ri o Ban Ki ???

Comentários

Marrie disse…
assim como a criança pequena precisa de certas "punições" para aprender as regras de se viver me conjunto... precisa o cidadão para entender seu dever.... as regras podem existir por si só.... como as leis. Tem q se fazer cumpri-las, mesmo q pela força do "bolso".

Postagens mais visitadas