COLÔMBIA :DE NOVO URIBE A ANTÍTESE DA PAZ





    Quem não o conhece que o compre como se vende . Estou falando do ex-presidente colombiano Alvaro Uribe (que governou seu país de 2002-2010) e que  lançou  ontem o movimento político "Centro Democrático" com o objetivo de disputar as eleições presidenciais e legislativas de 2014, em um ato realizado na cidade de Santa Marta, 950 km ao norte de Bogotá. A notícia chega via  AFP , reproduzida pela revista digital DOM TOTAL.( CLIQUE AQUI)
    Disse Uribe  que  "não somos esquerda nem direita, somos uma expressão democrática de centro que acredita firmemente no equilíbrio entre a segurança e a justiça a partir das instituições do estado de direito", afirma. De novo é balela . Uribe não é equilíbrio. É radicalização constante à direita, um extremista que foi alinhado incondicionalmente a George Bush enquanto ele foi o mandatário americano. Uribe, que governou durante dois mandatos consecutivos graças a uma polêmica reforma constitucional, centrou sua administração no combate às guerrilhas, especialmente às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ganhou as eleições em cima de um discurso belicoso que convenceu a opinião pública conservadora com amplo apoio da mídia da Colômbia. Venceu. Até porque o voto na Colômbia não é obrigatório e o índice de abstenção altíssimo. Uribe foi eleito por uma minoria mas falava e fala nos fóruns internacionais como se fosse unanimidade em seu país. 
     Visitei várias vezes a Colômbia a trabalho . Justamente no período em que ele a governava. Por mais que disfarçassem o aparato de segurança era tão ostensivo que parecia haver um estado de guerra e tensão constante no ar. Uribe tensiona, não flexiona. Não levou adiante os diálogos de paz com as FARC como fez seu antecessor Andrés Pastrana . E agora critica abertamente o atual presidente Juan Manuel Santos  ( que foi seu candidato) por ter começado negociações de paz iniciadas em novembro de 2012 com as Farc em Cuba.
    Se as Farc é um extremo Uribe é o outro. Intransigente, arrogante, pretensioso e militarista o ex-presidente muitas vezes é apontado como fascista e não foram poucas os panfletos que o pintavam com o bigode de Hitler pelas ruas colombianas. Muitas vezes achei até exageradas as críticas contundentes que se faziam a ele . Até que vi, soube e li como funcionam os seus métodos. Uribe é perigoso. Com ele a Colômbia nunca vai caminhar para a paz. Desde já desejo que seu novo empreendimento político redunde em fracasso. Mas acho difícil que isso aconteça.

Comentários

Postagens mais visitadas