A democracia como conveniência...

Goebbels : democracia só quando convém...
     Joseph Goebbels, esquálido ministro da propaganda do Reich, reconheceu em discurso que o nacional-socialismo usou dos artifícios da democracia para chegar ao poder mas depois a negaram para não dar vez e voz a oposição a Hitler. Ao menos parece honesto que Goebbels não tentasse dar nenhuma maquiagem democrática aos nazistas ao contrário de alguns ferozes e tenazes opositores dos regimes não necessariamente alinhados a Washington na América Latina.
      Esses opositores só dão ouvidos e só enxergam legitimidade nas vozes que concordam com eles. O contrário é retrocesso, populismo, golpismo, bolivarianismo . A exacerbação dos ânimos não atinge apenas os contornos do mapa Brasilis, com o já duradouro embate Fla X Flu entre tucanos e petistas, mas contaminou todo o nosso continente dificultando assim qualquer visão isenta que possamos ter das chamadas "repúblicas populares". Pós queda do muro de Berlim aqui parece mais do que nunca que vivemos um debate extemporâneo ao estilo Guerra Fria.
      Prova disso foi a discussão acalorada, abaixo da linha da cintura,  das heranças do chavismo na Venezuela após a morte do seu mentor. E o que espanta não é apenas a virulência  e falta de humanismo dos que jogam contra. O que espanta é a torpeza dos argumentos, a maioria deles levados por achismos e pelos filtros ideológicos das agências de notícias internacionais. Como é que  esses manequins  de frases feitas que nunca suaram os finos ternos nos calores caribenhos tem a petulância de falar sobre o que não viram, não escutaram, não apuraram ?  Simples assim : é que agora jornalismo é isso. Puro achismo. Grande parte dos senhores bem comportados se esfolando para enquadrar os fatos às suas teses. A realidade venezuelana não é tão simples assim. Se eu  que estive lá por pouco tempo há 10 anos atravessando de carro parte do país posso auferir isso que dirá o respeitável jornalista Bob Fernandes que conhece bem a realidade do país. Nesse cipoal de incautos e obtusos sobre o tema eu recomendo que todos leiam o que tem a dizer e escrever o Bob a respeito da Venezuela. Foi testemunha ocular da história. Não pescador de Google. 

Comentários

Curiosidade Ricardo: qual a sua previsão para a Venezuela no curto prazo?
Ricardo Soares disse…
eu juro que não faço a menor ideia Fabricio Carlos.. mas recomendo que você acompanhe sempre o que o jornalista Bob Fernandes tem a dizer sobre o assunto...ele é o melhor informado a respeito na minha modesta opinião...
Luma Rosa disse…
Difícil alguém que exerça a profissão em sua essência - com informação e imparcialidade - o achismo tomou conta daqueles que não investigam ou que não vão in loco. Vou prestar atenção no Bob Fernandes. Beijus,

Postagens mais visitadas