SÍNDROME DA FAIXA DE GAZA

      Nossos territórios estão ocupados. Dentro deles não estão infiltrados os soldados trogloditas israelenses com seus mortais golpes de “krav maga” nem colonos judeus que ocupam impunemente territórios palestinos que não lhes pertencem fazendo do povo de Arafat um rebanho indignado, acuado , sem esperança . Um povo que luta e desfralda bandeiras para reivindicar o que lhe é de direito pagando ônus pelos extremismos em nome dele cometidos. É o povo de Gaza que além de Gaza desfralda o protesto contra ocupação indevida. O povo que tem a síndrome do protesto . A síndrome de Gaza.
      Tornados de uma primavera árabe depois além dos tufões da indignação de uma Europa falida nos chegam agora via redes sociais. E usam como estopim o abusivo aumento do transporte urbano como mote para sair país adentro e afora protestando, gritando, se indignando. Chega do mesmo, chega de corrupção, chega de acordos de conveniência, de oportunismo político, de superfaturamento e superestruturas. Chega de péssima saúde, horrenda educação , falta de cultura. Chega de celebridades inócuas e nulidades estéticas, de falsos valores e consumismo doentio, chega do mesmo Brasil. A síndrome da faixa de Gaza está na rua para alegria dos consternados e horror dos acomodados.
    A grande maioria não quer sangue e porrada. Não quer bala de borracha e gás de pimenta. Também não quer vândalos saqueando e idiotas depredando patrimônio de todos. Cana para quem destrói não apenas um painel de Portinari ou um vidro da catedral de Niemeyer. Cana para quem é bandido não para quem é banido da sociedade por falta de escrúpulos daqueles que tudo tem mas nada fazem. A síndrome da faixa de Gaza é o verdadeiro movimento “Cansei” onde dondocas temiam a invasão dos aeroportos pelos pobres. Na verdade cansamos de tudo, inclusive das dondocas inócuas. Nossos territórios estão ocupados de indignação e protestos a esmo. Vagamente imagino que é hora de reorganização e de foco. Juntar as tropas da paz e focar. Mas esse caminho há de continuar. A síndrome de Gaza não vai parar.

Comentários

Stella disse…
Na minha opinião, está realmente na hora de dar um passo pra trás e esperar. Essa onda de protesto está perdendo o sentido, virando circo. Sei que há diversos grupos tirando vantagem de algo que poderia ter sido muito bom. Então acho que é necessário um momento de reflexão, de atitudes em outras áreas, não só nas ruas. Momento de conversas e de decisões. Mas, novamente, isso é só minha opinião...
Ricardo Soares disse…
Obrigado por registrar aqui sua opinião Stella. Com o advento do Facebook as pessoas lêem os blogs ( esse texto sobre a síndrome teve boa visualização) mas ficam com preguiça de deixar suas opiniões...

Postagens mais visitadas