ANTONIO FAGUNDES, UMA PIADA




Cada país tem o Robert de Niro que merece. O nosso, salvo opiniões contrárias, é Antonio Fagundes. Apesar de saber que corro o sério risco de tomar vassouradas do mulherio que o admira gostaria de fazer meia duzia de considerações sobre o ator sessentão. 
Primeiro me espanta o quanto a mídia nativa venera o ator e as suas opiniões como se de fato ele tivesse a estatura intelectual de Roland Barthes ( pois adora dar pitacos sobre teoria da comunicação e sempre se disse leitor do autor francês) ou o talento interpretativo de De Niro , já citado,ou de Anthony Hopkins. 
     Ótimo para Antonio Fagundes  e suas peças de casa cheia que ele seja tão considerado e jamais contestado. Mas tem hora que, sinceramente, "torra os picuá" vermos ano após ano aquelas poses de homem belo e inteligente que o ator faz dobrando o dedinho sob o queixo e lançando seu olhar 64 para as lentes. Anos e anos a fio , com ou sem barba, com ou sem cabelos brancos vem o Fagundão fazendo os mesmos beicinhos e poses e  repetindo o mesmo bolodório  sobre teledramaturgia brasileira e o quanto ele é inteligente pois lê dois livros por dia. Nesse quesito e nessa velocidade com certeza ele já leu mais livros do que o finado Paulo Francis que seria capaz de ler "Guerra e Paz" durante o café da manhã. Acredite quem quiser nesses leitores vorazes que montaram seus próprios personagens para se apresentar em público. Ou seja, mesmo na vida privada o Antonio parece gostar de representar. E convence. Sobretudo o mulherio. Ou então vai ver ele é bonzão assim mesmo e sou eu o equivocado.
    Antes que você, amável leitora, pergunte se eu gosto do ator Antonio eu já respondo que não . Acho-o fundamentalmente um canastrão que interpreta sempre Antonio Fagundes salvo uma ou duas exceções  em sua longa carreira  televisiva, teatral  e cinematográfica. Antonio Fagundes às vezes parece ser uma espécie de Caetano, Chico ou Gil da tv. Não se pode questionar sob pena de sermos ranzinzas, mal humorados, rancorosos. Como se ao questionar esses sujeitos estivessemos colocando o talento deles em xeque. Aliás, no caso de Fagundes, questiono sim.
   Mas por que tanto azedume com o Fagundão ? Simples. É que nessa vida ingrata de voo para cá e voo para lá  fiquei preso numa aeronave sem nada para ler dia desses. Os oito livros que leio por dia  ficaram retidos na bagagem despachada  e eu só tinha em mãos uma dessas medonhas revistas de bordo que paparicam celebridades. E lá estava na capa, mais uma vez, o Antonio Fagundes com pose blasé e o dedinho segurando o queixo. Venci minha mortal preguiça e fui ler a entrevista. Nela o luminar tergiversava mais uma vez sobre comunicação e dramaturgia. Aliás o título da entrevista era " antes de ser artista sou um comunicador". Ah vá, não diga!  Mas se você pensou que isso foi o máximo é porque não leu o resto. O nosso De Niro elogiava a excelência de nossas novelas e teledramaturgia  dizendo que revolucionamos os padrões mundiais  e ele tem muito orgulho por fazer parte dessa história. Assegura que nossa Tv ( leia-se Globo) " foi muito injustiçada no Brasil" e que " durante muito tempo ela supriu a ausência de leitura no país ".
    O sujeito dizer isso e não ser vaiado em público eu até entendo. Mas não tomar nenhuma reprimendazinha  em redes sociais ?  E ele vai adiante. Diz que concorda com os venezuelanos  que "chamam as nossas novelas de telenovelas de ruptura". Ou seja, o nosso De Niro acha que a Globo faz novela de protesto, é isso ? E tem mais . Ele elogia a horrenda atual novela das nove , onde ele trabalha. Essa tal de "Amor à Vida" que demole todas as conquistas anteriores do gênero. Essa mesmo que tem baixos índices de audiência e uma trama que é uma verdadeira salada .  Mas Fagundes diz que nossos noveleiros são "geniais". Nem vou me dar ao trabalho de dizer que Nelson Rodrigues, Artur de Azevedo e Plinio Marcos se revirariam no túmulo porque seria inútil.  Eu sou um mortal comum,escrevendo numa mídia comum e acreditando em comunicação pública. E o Antonio Fagundes é um deus midiático  que achou as idéias de comunicação dele na privada. E me perdoe o final de mau gosto Antonio Fagundes. É que para mim como intelectual você é uma piada bonitão.

Comentários

Postagens mais visitadas