Da profusão dos cochichos

  

Talvez porque o ano finde ou então eu não reparava antes. Mas me parece que as pessoas estão cochichando mais. Na época em que tudo se escancara nas redes sociais parece que as pessoas andam mais de segredinhos umas com as outras. Trocam inconfidências, maledicências, descrenças, fazem troca de conteúdo de fofocas? Talvez tudo isso junto e separado e, confesso, que já nem sei mais se cochichar é falta de educação ou discrição em mão enviesada.

Fato é que as pessoas cochicham. Alto nos cinemas, baixo nas lanchonetes de bancos altos e longos. Cochicham nos ambientes de trabalho e nas escadas rolantes, nos elevadores, nas rodas de samba e até de capoeira. Cochicham descalças na praia, vestidas na igreja, nuas na cama. Cochicham, creio eu, sobretudo sobre a vida alheia, sobre aqueles que devem na praça e sobre os que, como os chatos, tem mau hálito e nunca se dão conta disso. E até os chatos tão chatos que não se sabem chatos cochicham sobre outros chatos superlativos.

Cochichar é de natureza humana ou suburbana? Cochicham ricos e pobres? Cochicham mundo afora ou é uma mania nacional como falar mal do governo e do time do vizinho? Parece, pois que cochichar é preciso e vejo hábito cada vez mais de disseminar. Quisera eu poder escrever um grande livro dos cochichos, sobretudo aqueles definitivamente perdidos e nunca encontrados. Imaginem o que cochichava Churchill no ouvido de Roosevelt durante a segunda Guerra?

Ou o que cochichava nos ouvidos dos generais presidentes do regime de 64 os eternos puxa-sacos de plantão.  O que teria cochichado Niemeyer no ouvido de Juscelino ou Pelé no ouvido de Rivelino? Pelo sim, pelo não mesmo prometendo que eu não ia mandar mensagem edificante de fim de ano desejo que se for pra cochichar no ano novo que as pessoas se dediquem ao bom cochicho que é derivado do fuxico do bem.  Assim estaremos todos melhores.
 
 
* Ricardo Soares é diretor de TV, escritor, roteirista e jornalista. Titular do blog Todo Prosa (www.todoprosa.blogspot.com) e autor, entre outros, dos livros Cinevertigem, Valentão e Falta de Ar. Atualmente diretor de Conteúdo e programação da EBC - Empresa Brasil de Comunicação
 
publicado originalmente no portal DOM TOTAL...http://www.domtotal.com/noticias/705891

Comentários

Postagens mais visitadas