O VERÃO DA GRANDE PEDRA NO RIM

        

será essa desqualificada "comentarista" a nossa triste musa do verão ?
   
      O ano mal começou e a chapa está mais do que quente. Noves fora o calor paranormal que nos transporta ao inferno climático ( e real) os corações e mentes parecem estar fundamentalmente alterados, propensos a temperaturas de derreter termômetros. Tolerância zero entre contrários, falta de educação no trato virtual e real , a tal metáfora entre Fla versus Flu parece ter ficado para trás. Estamos mesmo em tempos de circo romano onde a patuléia quer mais é sangue correndo.
         Brasília desanda em onda quente de violência, o Rio derrete cadáveres nas vielas dos morros, a polícia paulista esgrime sua truculência desmedida e ônibus ardem nas ruas , as pessoas se engalfinham em brigas de trânsito Brasil afora e se estapeiam virtualmente por suas preferências políticas numa virulência precoce já que o ano mal começou. Nesse andar de carruagem imagina como estaremos na época da Copa ou perto das eleições .
        Não é só pelo calor mas parece que estamos a respirar um ar mais do que pesado. Chumbo grosso. Mormaço sem refresco. Sensação de sufocamento onde se afogam as boas idéias , a racionalidade , o equilíbrio. Tanto que nem causa a espécie que deveria causar a confusão entre liberdade de opinião e pensamento com incitação à barbárie e violência  que é apregoada por gente desqualificada como esse jovem “comentarista” nazista que o SBT se ufana em colocar no ar. Num país de opinião pública responsável essa moça já teria sido recolhida ao porão escuro da ignorância do qual nunca deveria ter saído. Essa desqualificada infelizmente talvez passe a ser a “musa” desse verão quente e sangrento pois as estultices que regurgita mais que encontrarem eco são comentadas país afora. Talvez seja exatamente isso que essa irresponsável queira embutindo a sua idiotia na premissa “ falem bem ou falem mal mas falem de mim”.  Ou seja cada segmento tem o Bolsonaro que merece. A mídia ergue seu estandarte de verão na figura dessa jovem totalitária.
       A tolerância zero, o rancor exposto como um nervo de dente ecoa fácil , solto pelo país afora, e solapa ainda mais nossa civilidade já há muito solapada. Infratores espancados e amarrados a postes, reencarnações de pelourinhos passados não são vistos como aberrações mas aceitos com aplausos pela boa e velha “gente de bem” que sempre usa a desculpa da falência do Estado para justificar o linchamento, o assassinato sumário, a extinção da Justiça. Os argumentos são tão toscos que dá até preguiça de aqui enumera-los.
       Esse quente e triste verão da violência tem data pra acabar ou será o prenuncio de um outono de chumbo, um inverno de bílis e uma primavera de rancor ? Se na primeira das estações do ano já estamos adernados o que será quando entrarmos na quarta ? o barco naufragará ? Sem paranóia algo  de muito sólido parece estar se  formando no ar.  Como uma imensa pedra no rim. Urge bombardeá-la antes que fique tão espessa que leve à falência dos múltiplos órgãos que regulamentam a democracia.
     

Ricardo Soares

8.2.2014

Comentários

Postagens mais visitadas