MANOEL DE BARROS .VAI UM POETA NUM MUNDO PATETA

Manoel de Barros : lia a vida de outro jeito
      Faço um trocadilho bobo mas no qual acredito : vai -se mais um poeta num mundo pateta. Morreu Manoel de Barros e eu confesso que desde sempre não tinha uma opinião definitiva sobre a vida e a obra dele. Muitas vezes achei bobocas e tolas as coisas que ele escrevia e em outras tantas vezes achava que cometia versos iluminados, clarividentes, arrasadores. Muitas vezes achei que a mídia exagerava a importância dele. Em outras vezes acreditei que ele tinha que ter muito mais espaço no ideário nacional. Vai ver é assim mesmo. Poetas vieram pra confundir não para explicar ou reunir em torno de si consensos. De mais a mais é muito melhor que a mídia escreva muito mais sobre poetas e muito menos sobre políticos. Porque os primeiros e bons ficarão. Os segundos e maus submergirão no limbo histórico.
       Tudo o mais é redundância e não quero engrossar o bolodório de frases inócuas e tolas loas que a mídia vai consagrar ao poeta que se foi. Gente que não leu uma linha dele ou sobre ele vai escrever seu necrológio. Telejornais se encerrarão com seus poemas  e os almofadinhas engravatados de nossas telinhas farão ar compungido para falar de sua morte. O mais de sempre.  
       Manoel de Barros , ao que parece, teve uma vida longa, bonita, proveitosa e literalmente poética. Não pude tirar algumas dúvidas em relação a ele pois foi dos poucos autores brasileiros que não pude entrevistar quando apresentei e dirigi de 1998 a 2005 programas de literatura que passaram em muitos canais. Mas aquela figura simpática de "refugiado ambiental no Pantanal" me causava ótima impressão. Tipos como esse num mundo conflagrado fazem talvez mais falta do que a poesia que praticam. Se ela é boa ou ruim deixo a analise para a plêiade de acadêmicos chatos que pululam no país e afastam os mortais da literatura.  Lamento agora é a perda da figura poética, essa metáfora tão necessária para desarmar nossos corações e mentes. Muitos passarinhos no seu caminho Manoel de Barros...

Comentários

Postagens mais visitadas