A COZINHA E A TV PÚBLICA

      

    Não vou falar de um programa de culinária na tv pública como o título do post pode erroneamente indicar muito embora ache que tem o maior espaço para programas desse gênero nas tvs públicas do país. O que vou fazer é o paralelo entre o trabalho culinário, o de cozinheiro mesmo, não dessas frescuras de "chefs" , e o trabalho árduo de levantar, pensar, criar e por no ar um programa de televisão pública no Brasil . Me explico melhor abaixo.
    A tv pública brasileira ( por motivos muitos, pelo histórico, pela nossa índole) não tem níveis significativos de audiência e eles vem caindono decorrer dos anos. Água entre os dedos, ninguém explica de forma convicta essa perda dos já minguados telespectadores. Talvez seja o medo da experimentação, talvez sejam os equivocados modelos de produção, talvez seja o excesso de burocratismo, talvez seja o oficialismo, talvez seja tudo isso junto.
   O paralelo que na verdade quero fazer é o seguinte : mesmo que um gestor , um realizador, um produtor consigam levar adiante e colocar um ótimo programa na tv pública brasileira o resultado diante do público é pífio, é irrisório, passa batido. Passei , de novo, por experiências muito recentes que me fazem ter a certeza disso. Daí a comparação inevitável com uma cozinha : como se o cozinheiro passasse um dia inteiro ou mais preparando um vigoroso e delicioso prato e quando ele fosse servido passasse em branco diante dos comensais. Fazer programas legais numa tv pública é como discursar pra um plenário vazio, servir um quitute à mesa para pessoas sem paladar nem olfato. Não é uma queixa é uma constatação que não atinge apenas o público mas a tal "crítica" televisiva se é que podemos chamar assim a meia dúzia de colunistas fracos mais afeitos às estripulias de alcova de atores e atrizes ruins do que com a relevância dos debates em torno da televisão. Não se preocupam direito com assuntos relevantes à tv comercial o que dirá da pública.
   Assim sendo prezado produtor não nos iludamos. Sem a reversão dessa lógica perversa colocar no ar uma bela produção numa tv pública é fazer o papel daquele evangelizador que prega na Praça da Sé para meia dúzia de estátuas defecadas pelos pombos...

Comentários

Postagens mais visitadas