TOM JOBIM E AS PESSOAS QUE NÃO DEVIAM MORRER

      

   Madrugada  passada no zapping, exercício praticado por quase todos os mortais, dei de cara com um especial com o maestro Tom Jobim na Tv Cultura  realizado em 1993 por Fernando Faro. Um ano antes de morrer Tom exibia ali toda sua vivacidade e aquele frescor de samambaia úmida que faz a música dele ser o que é para todo o sempre. Morreu cedo há exatos vinte anos e não devia ter feito isso. Baita lugar comum seria eu dizer que nos deixou orfãos pois seria de um egoísmo atroz considerar que a falta de Tom deixa orfão s apenas os brasileiros.
        Tom Jobim para mim e milhões de seus fãs estará sempre associado a manhãs de sol , dias chuvosos e contemplativos , visões idílicas do Rio de Janeiro. Estará sempre associado ao majestoso voo do urubu, a um trem que corta a Mantiqueira , às lembranças de um país e de um Rio de Janeiro que agora só existem nas remotas crônicas de cronistas esquecidos. Tom Jobim é de um tempo que já foi mas que continua a ser guardado intacto dentro de nós mesmos. 
     Ao dar de cara com o especial de Fernando Faro logo após ter visto um documentário sobre Marcello Mastroianni, fiquei a pensar , mais uma vez, que Tom, Mastroianni e Fellini ( só para ficar em poucos exemplos) são tipos humanos, artistas vitais e atemporais, que deveriam ser proibidos de partir.
     Associo Tom Jobim apenas a passagens leves da minha vida.Inclusive após sua partida quando na virada do ano de 1996 a 1997 atravessei uma noite em Montevidéu lendo a biografia dele escrita por sua irmã Helena Jobim. O relato daquela  vida única se misturando a um ventinho frio que vinha sei lá de onde e ao barulho do rio da Prata logo ali à frente. Uma enorme massa de água que cisma em ser rio quando na verdade é um mar. Evocando esse mar, o mar carioca e o mar sereno que mora dentro da gente ( sim , ele existe!) só espero que a música de Jobim continue a ser eterna enquanto dure. E deve durar pra sempre o que prova que , sim , ele não foi autorizado a morrer.

Comentários

Postagens mais visitadas