Os sempre atuais burocratas de Kafka

    
   Há homens que tem um curioso talento de não dizer nada importante através de uma torrente de palavras aparentemente lógicas que acabam depois dormindo em atas e arquivos caudalosos. Palavras que até podem ser desenterradas depois  por outros homens de curioso talento em nada dizer para assim  perpetuar a besteira cíclica que alimenta as fornalhas da burocracia.
   Injustiça chamar esses homens de meros burocratas. Em verdade o são mas não devemos simplesmente trata-los com o desprezo que parecem merecer. De uma certa forma muito distorcida são artistas a seu modo. Artistas que garantem seus salários com as consciências tranquilas na marcha cinzenta, anódina e opaca que eles chamam de “carreira” e muitos de nós consideramos inoperância.
   Esses “artistas” são pródigos em dar importância àquilo que nenhuma importância tem. Priorizam o irrelevante, o etéreo, o improvável e abstrato em detrimento de ações urgentes e concretas que deveriam empreender mas não empreendem. São os artistas do imobilismo. Criam dificuldades para vender facilidades e tem um verdadeiro horror à velocidade, mobilidade, voluntarismo.
   Invariavelmente esses “artistas” comandam empresas cujo destino poderia ser vistoso mas torna-se opaco pela força (ou ausência dela) da mão de chumbo com as quais eles comandam os seus subordinados. Aliás nada comandam e nem tampouco demandam. Se impõe na verdade pelo imenso carretel burocrático que geram intimidando aqueles que querem fazer pois estes acabam desistindo diante de tantas dificuldades.
   Domenico de Masi diz que os burocratas existem para atrapalhar o trabalho dos criativos. Disso eu não tenho a menor dúvida. Eles emperram, desestimulam, entediam e tornam maçantes qualquer trabalho que poderia ser criativo com seu olhar entediante e sua perspectiva sombria na busca da tal “carreira”. Eu, definitivamente, não gosto deles. Mas uma coisa devo reconhecer. São uns artistas. Os artistas do “não fazer”.

Esse texto foi publicado originalmente no portal Dom Total.Clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas