RENATO JANINE RIBEIRO E NOSSO CORO DOS CONTENTES...

         
    Sim, vou me somar ao coro dos contentes e festejar a chegada de Renato Janine ao ministério da Educação, nosso desafio central, mesmo sabendo que nomes como o dele ao assumirem cargos políticos ficam sob perigo de perderem prestígio e credibilidade. Aparentemente Renato é um sujeito que gosta de falar claro, escrever claro e bem, falar a verdade. E sabemos que falar a verdade não combina com a , digamos, "vida política". Ao menos essa é a boa impressão que tenho dele não só pelo seu ativismo no Facebook (ativismo lucido, consequente, sem as lorotas que permeiam a rede) como por bons e poucos encontros pessoais ,seja em entrevistas que fiz com ele , seja como mediador de debates que ele participou.
          Evidente que sua nomeação deve tirá-lo da cena virtual e mesmo da publicação de artigos consistentes que ele sempre faz por aí. Evidente que tememos por seu desempenho nesse campo minado de um governo que parece minado por tantas circunstâncias desfavoráveis e tantos ministros ineptos. Ele estará quase só e mal acompanhado numa área que precisa de união em torno dos desafios que terá diante de si. Temo pela "síndrome de Cristovam" para aqui lembrar a pífia atuação do competente educador Cristovam Buarque no primeiro governo do presidente Lula. Atuação pífia muito mais por não ter apoio de seus pares do que por incompetência.
        Muitos de nós vamos sentir falta do Renato Janine Ribeiro no mundo virtual. Para usar um clichê surrado ele era um farol no meio do mar de ignorância. Mas nos resta torcer por seu sucesso e pelo bom destino do MEC que ficou livre do traste Cid Gomes e de outro traste carola chamado Gabriel Chalita. Enfim uma pasta  na mão de alguém do ramo. Seja feliz e nos surpreenda se puder Renato Janine Ribeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas