São Paulo, o estado islâmico de si mesmo

 
Horrível espigão sendo erguido na rua professor Atílio Innocenti,920,Sp, outrora endereço da livraria Francesa.

  Então tá. Podem me chamar de saudosista, passadista ou coisa do gênero. Mas eu amo São Paulo não por aquilo que me dá mas por aquilo que me deu. Oportunidades, visibilidade, possibilidades além do óbvio. Cada rua que desembocava em outra rua era uma nova fronteira a ser descoberta, vista, palmilhada, comparada. Era uma cidade-país cheia de novidades, possível de ser percorrida de madrugada , de carro, de norte a sul, sem correr o risco de ser assassinado por meliantes ou uma polícia perigosa.
      Sim, na verdade sou saudoso de uma São Paulo de outro tempo, nem tão distante assim, onde o Bixiga não era decadente, a vila Madalena era um bairro boêmio e tranquilo cheio de sobrados de imigrantes e nem ali , nem no Itaim Bibi, brotavam do chão terríveis espigões a nos apagar os horizontes. 
       Sou saudoso de uma cidade com mais árvores, mais respeito, mais trânsito civilizado, mais respeito entre as pessoas e as instituições. E essa São Paulo onde foi ? onde foi a cordialidade perdida, as padarias onde se vendia "bengala", "filão", doce de abóbora em formato de coração ? onde foram as mercearias, os açougues que se pagavam por mês, as costureiras de porta de garagem ? Ah, você pode responder que foram para mais além, para a periferia que ninguém enxerga . Mas eu digo que mesmo lá certos espécimes sensacionais da fauna urbana escasseiam assustados com o medo nosso de cada dia.
     Sei , eram tempos menos mesquinhos que não voltam mais. E eu fiquei velho simplesmente. Mas queria ao menos ser um velhinho chic que pudesse ir à livraria Francesa para comprar um novo dicionário e escrever um "au revoir"aos velhos tempos combinados com outras lindas palavras do idioma de Camus . Mas onde é que estava mesmo a livraria francesa ali na rua professor Atílio Innocenti , 920 ? Soterrada na minha memória sob esse hediondo espigão que agora é lá erguido conforme vocês observam pela foto acima, um resumo de toda ópera. Uma cidade não pode ser amada se sua memória não é preservada. Somos o estado islâmico de nós mesmos a destruir , todos os dias , nossas lembranças e nosso passado. Pobre São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas