MEU ENCONTRO COM CIRO GOMES


    
   Ao lado de Barack Obama, François Hollande, Angela Merkel, Putin, alguns bolivarianos de destaque e direitistas mundiais de combate, enfim, gente com muita liderança vejo se sobressair da malta o luminar do pensamento humano ocidental, o eterno cangaceiro letrado Ciro Gomes. Está com seus pares , os líderes, no saguão de um hotel de luxo em Fortaleza, capital do Nordeste que açoitou com suas verdades, e vai começar uma pequena pausa na sua verborragia para molhar a palavra com água de coco e tapioca.
    Antes de ser um forte Ciro Gomes é acima de tudo um pândego. Me vê de longe, acena, como se nenhuma pendência financeira existisse entre nós e me convida para um cafezinho. Eu pago , of course. Diz com franqueza que diante dos percalços da nação pretende se candidatar de novo a presidência da República e eu penso que “um país se faz com homens e esquivos” . E louvo a pátria que tem um luminar como esse como opção. Se é para nada fazer esse é um candidato ideal pois Ciro nada fez como prefeito, governador , ministro e muito menos como deputado pois ao invés de legislar a favor dos incautos que o elegeram ele preferiu partir Brasil afora no seu período de legislativo para proferir palestras recheadas com suas frases de efeito e suas estatísticas sem citar fontes. Esse caboclo é o rei do ilusionismo.
    Mas eleitores e eleitoras. Não estou aqui para denegrir a imagem dessa excelência. Não vou ser um desmancha-prazer e assim sendo ajudo aqui e agora a polir seu ego de Pindamonhangaba dizendo o quão linda está sua calvície e como são contundentes os textos que ele vez ou outra comete. 
    Ciro Gomes adora frases de efeito, declarações bombásticas e factoídes. Imagina fazer parte de uma dinastia de faraós de Sobral perfeitamente capaz de conduzir os destinos da nação. Ele, seus irmãos e sua ex-mulher, a mais inoperante senadora da história da República.
    Nesse intervalo da sua palestra Ciro divide a atenção entre o que fala comigo e inúmeros acenos para demais convivas com aquele seu sorriso de Mona Lisa do agreste que parece nada querer mas na verdade quer tudo. Pergunta se mais tarde eu quero dividir uma pizza com ele. Fico na dúvida. Ciro será mussarella ou calabresa ? como se portará à mesa ? Como sei que a refeição pode ser indigesta declino do convite lembrando que na verdade esse nosso encontro não aconteceu. Outros no entanto ocorreram e me fazem ter uma certeza : sob todos os prismas e pontos de vista fuja de Ciro Gomes.

Comentários

Postagens mais visitadas