A SERELEPE SABEDORIA DE BAUMAN, O JOVEM "VÉINHO" POLONÊS

        

    Sensatez e conteúdo. Eis tudo pelo qual clamamos mas não encontramos no mundo líquido dos dias que correm. E eis que vamos encontrar isso justamente no "véinho" sapeca Zygmunt Bauman, justo aquele sociólogo que "inventou" o tal conceito de liquidez que nos absorve, desmancha e dilacera hoje em dia nessa tsunami de muita informação e nada de conhecimento.
    Vejam uma das pepitas de sabedoria que o "véinho polonês" Bauman mandou em entrevista recente que você poder ler ou assistir clicando aqui... “o que aprendi com o Google é que nunca saberei o que eu deveria saber”. Uma crítica explícita ao nosso sistema fragmentado de absorção de informações. Para ele, “o Google tem a maior biblioteca do mundo. Mas não é a maior biblioteca de livros, é a maior biblioteca de trechos, de citações, de partes e pedaços desconectados”.
   Bauman é direto e reto e nem precisa de um decodificador barato como eu para que entendamos que a velha premissa de que nunca fomos tão ignorantes apesar de tanta informação é que continue valendo nesses tempos líquidos. Onde tudo isso vai dar é o grande enigma. Mas minha admiração por Bauman só cresce na medida que ele é um dos poucos que consegue refletir em meio a essa confusão, esse nevoeiro, essas trevas ilusórias que nos cercam e nos fazem enxergam miragens, mananciais de conhecimento puro onde só existe o pântano. Haja filtro para tudo isso. Bauman sem dúvida é dos poucos confiáveis.

Comentários

Jaime Guimarães disse…
"minha admiração por Bauman só cresce na medida que ele é um dos poucos que consegue refletir em meio a essa confusão, esse nevoeiro, essas trevas ilusórias que nos cercam..."

Assino embaixo, Ricardo. Gosto muito das ideias de Bauman e também acho que é um dos poucos que ajudam a "tirar a venda" de nossos olhos e entender melhor esta sociedade árida, embora líquida.
Ricardo Soares disse…
E não temos nada que chegue próximo a ele aqui nas plagas tapuias prezado Jaime! aquele abraço

Postagens mais visitadas