Ausência de mídia alternativa e relevante no Brasil

       

     Ausência de mídia alternativa e relevante no Brasil

    Por uma armadilha engendrada por um velho aparelho de som aqui de casa ( que tem um timer que não consigo desarmar e  liga o rádio FM em determinada  hora) acabei ouvindo sem querer um trecho de um “jornal” matinal radiofônico fascista da Jovem Pan  onde o inominável  Marco Antonio Villa,pseudo-historiador, também fascista, conseguiu em meros minutinhos que o rádio se manteve ligado babar seu ódio  contra Lula e Dilma de maneira quase apoplética. 
         Ao “comentar” investigações sobre viagens internacionais do ex-presidente ele disse que tudo o que envolve Lula “é criminoso”. Depois afirmou taxativamente que espera que o impeachment saia logo para Dilma abandonar definitivamente o cargo para o bem do país. Julgamentos sumários. Certezas absolutas. Como se Lula e Dilma já tivessem sido julgados pelo tribunal de Nuremberg nativo e tivessem que ser jogados à fogueira imediatamente. Não cabem sequer dúvidas. Assim é porque Villa pontua.
         Desnecessário falar aqui acerca da lamentável opção da Jovem Pan e alguns outros veículos  à extrema direita . Antes , pelo menos, mantinham uma hipocrisia democrática de fachada. Não poupemos definições alíás. Não é extrema direita é fascismo mesmo . Opiniões definitivas destiladas com ódio incomum  como se fatos fossem. A galeria de tipos que fazem coro a Villa na Jovem Pan ou fora dela é grande e abjeta. Não citarei nenhum nome além do dele pois eles jogam para outra torcida que não é a minha. E aviso aos navegantes, pela enésima vez, que se deploro essa gente que ajudou a enterrar o pouco que restava de jornalismo sério no país também deploro o que eles definem como “blogs sujos”, aqueles que com a força da grana que recebem do governo tapam o sol com a peneira e vão buscar “sustentação” de seu ideário dando vez e voz a oportunistas cafajestes e nomináveis como o Napoleão de hospício  Ciro Ferreira Gomes que num país sério estaria tomando Rivotril de caneca embalado numa camisa de força.
     Diante desse triste panorama visto de nossa ponte midiática ruída , recém-chegado da França onde se discerne claramente uma mídia  de esquerda, outra de direita, outra no muro, mas todas com um minimo de respeito à verdade e ouvindo todos os lados envolvidos em uma história, eu chego a triste conclusão que está tudo tristemente dominado pelo que há de pior de direita hidrófoba nos nossos grandes meios. Conclusão óbvia , diga-se de passagem. O          que me intriga é por que nunca se conseguiu consolidar de verdade uma mídia ( um jornal, uma revista, uma rádio,uma tv) que fosse relevantemente de esquerda. Ou nem mesmo de esquerda mas progressista, humanista, que colocasse em pauta cotidianamente temas e pessoas que não estão nas outras pautas. Uma mídia que antes de estar preocupada com o índice Nasdaq falasse das pessoas vitimadas pelos Nasdaqs da vida. Uma mídia que provasse que a ONU e suas opiniões inócuas são tão protocolares quanto enviar votos de pêsames de “estadistas” a famílias de mortos em tragédias.
         Para falar claramente não há nada no Brasil com a importância ou relevância de um “Libération”, por exemplo, que além de sua pauta diferenciada em relação a outros veículos prima pela boa edição, boas ideias,bons textos, grandes fotos. A essa altura pensar em algo semelhante no Brasil é superlativa utopia , ainda mais agora que o fascismo vigente desgasta qualquer proposição, digamos, mais progressista. É a época da desqualificação dos sonhos taxando-os toscamente de “comunistas”, “socialistas”, “populistas”. É a época dos camisas pretas ( ou verdes do integralismo ressuscitado) incitarem a massa ignara contra os “vermelhos” num anacronismo assustador, caricato na medida em que o mundo “maxicapitalista” desembarca em Cuba pra restabelecer relações. Somos, com méritos nos dias atuais, a vanguarda do atraso.
         O Brasil não tem alternativas ao massacre midiático diário empreendido pelas “Vejas” “Épocas”, “Globos – (jornal e tv)” , “Jovens pânicos” e quejandos que varreram a verdade para debaixo dos tapetes de suas instalações . Elem tem uma causa que nada tem a ver com informação, tem a ver com apelação, defesa única e simples dos seus interesses. Egoísmo em estado bruto.
         Não se consolida com relevância proporcional uma alternativa a tudo isso na medida em que “Carta Capital”, “Brasileiros”, “Caros Amigos” e outras poucas publicações  não tem o mesmo calibre da grande mídia, não consegue chegar a uma parcela significativa de leitores. Isso sem falar das televisões e rádios. Qual oferece um viés alternativo a tudo que engolimos hoje em dia ? Por que, por exemplo, já que a EBC é ligada ao governo não usa isso a seu favor e não contra ? Por que nunca adotou uma  pauta alternativa em seu jornalismo, em seu formato televisivo para ser o contraponto de tudo isso ? Já que sofre o desgaste de ser associada ao governo por que nunca usou isso a seu favor , não fazendo “chapa branca” mas dando luz àquilo que precisa de holofote ?  Sempre me fiz essa pergunta durante e após minhas passagens pela EBC e ninguém soube me responder.

         No passado tivemos iniciativas alternativa de mídia  que se não atingiram grandes massas ao menos tinham a relevância que hoje não tem . Falo dos tempos da tal imprensa alternativa ou “imprensa nanica” , como ficou conhecida,  na qual vicejavam “Pasquim”, “Enfim”, “Folhetim”- que era um suplemento da Folha!- “Movimento”, “Versus”, “Canja” e muitos outros veículos que inclusive eram censurados e tolhidos na época da ditadura e depois  ainda mantiveram fôlego durante a tal  “abertura democrática”. Onde foi parar tudo isso ? Onde foi parar, inclusive, o senso de humor dos esquerdistas e progressistas ? O assunto é polêmico, extenso, e não caberia nas mal traçadas linhas de um despretensioso blog como esse. Mas a pergunta que não quer calar é essa : se não conseguimos fazer sequer um arremedo de “Libération” vamos continuar assistindo a essa maçaroca fascista dia a dia nublando a verdade, não dando o outro lado da noticia e conspirando contra a democracia? Não vamos fazer nada ou não é possível fazer nada ?

Comentários

Postagens mais visitadas