É Proudhon demais pra sua cabeça ?

   
Portrait of Pierre Joseph Proudhon 1865.jpg

     O anarquismo , na definição simplista das "Wikipedias" da vida é uma "teoria social e movimento político" presente na história ocidental  que desde sempre sustentou a ideia de que a sociedade existe de forma independente e antagônica ao poder exercido pelo Estado e  esse  Estado seria dispensável  e ruim ao estabelecimento de "uma autêntica comunidade humana". 
      Quando advoga que qualquer que seja o governante ele será um tirano- pois o anarquismo não confere a ninguém essa autoridade sobre outros seres humanos- eles ,os anarquistas, são levados para o terreno das utopias. São desqualificados, desacreditados, desvirtuam inclusive a essência das ideias anarquistas. Transformam os anarquistas em animais exóticos a não serem vistos no zoológico político global. Aliam os anarquistas, erroneamente, ao caos, a balburdia, à ausência de civilização quando é exatamente o contrário que eles pregam. Autogestão, escambo, paz e amor, por exemplo . 
     A essa altura dos acontecimentos no Brasil o que resta de mim de um anarquista utópico desejaria na verdade que fosse criado um comitê suprapartidário entre tucanos honestos, petistas honestos , peemedebistas honestos e até "demos" honestos para que, juntos, deixando as armas fora do saloon, se sentassem exaustivamente ao redor de uma mesa com pão, azeite, vinho , milenares alimentos de corpo e alma, para discutir uma saída para resgatar o país sem as paixões do momento onde se bate abaixo da linha da cintura.
     Evidente que é uma proposta anarquista e inviável. Aliás, se viável fosse, o tal debate deveria ser mediado por um anarquista sem convicções nem a direita nem a esquerda. É Proudhon demais pra sua cabeça ? Talvez seja. Mas seria maravilhoso se isso acontecesse ... só aí eu acreditaria que estamos a buscar um ideal em comum que passe por "cadeia para todos" e "corrupção para ninguém". Por enquanto está parecendo uma briga de hooligans. 


Comentários

Postagens mais visitadas