o ovo da serpente rompeu a casca

         
lula_abre.jpg

     Raciocine. Na sexta- feira ( 4 de março) , antes de pegar o Eurostar para ir de Paris a Londres, fui bombardeado com as notícias do Brasil acerca do cerco ao ex-presidente Lula. Sem fazer juízo de valor a respeito de culpas ou não o que me espantou foi a truculência e ação orquestrada para dar ares de fugitivo da justiça a um homem que não havia fugido para lugar nenhum. 
    Aliás não me espanta não porque desde que deixou a presidência do Brasil  Lula é tratado pela maior parte da mídia como um meliante bêbado e desequilibrado. Não reservam a ele sequer migalhas das mesuras que dão a outros ex-presidentes. Justo a mídia, justo os brasileiros médios , zelosos da liturgia dos cargos.Mas essas liturgias são reservadas somente aos doutores, aos advogados deformados em más universidades que escalam os píncaros do poder.Liturgia para pobre, feio, nordestino e sem dedo é o mesmo que tratar com deferência um feio, sujo e malvado. A Lula, senhor de tantos pecados, não é dado sequer o benefício da dúvida, sequer a presunção da inocência. Muito menos pelo cargo que ocupou porque para essa gente, ávida por rapapés aos doutores,  Lula nunca deveria ocupar o cargo máximo da nação. Tratamento bem distinto ao dispensado ao senhor "Fernando Envelhecendo Gostoso".  
      Repito para a patuléia golpista ( é um saco ter que fazer isso sempre) que isso não é pensata petista, sequer uma pobre pensata anti-golpista. É só uma constatação. Lula já é culpado , já foi  julgado, condenado e apedrejado em praça pública inclusive pelos Judas e Pilatos de sempre. A espiral do ódio segue solta, firme e forte. O ovo da serpente, já chocado, rompe a casca. Só não vê quem não quer. Eu quero mais que sejam julgados e punidos todos os culpados. Mas parece que não é assim que a música toca.
    Ao se vitimizar e fazer uso de discurso rasteiro após os incidentes de 4 de março  Lula se equipara aos seus algozes. Se vitimiza quando não precisa. Quem tem bom senso vê que existem dois pesos e duas medidas. Mesmo os que não gostam de Lula conseguem enxergar isso. Sucede que o país está sublevado por uma perigosa briga de torcidas desorganizadas. 
      Essa prosa aqui está parecendo "pão dormido" pois muito já se disse a respeito . Se voltei a ela é porque tentei, viajando e off line, me abstrair da balbúrdia que apesar de nos afetar a todos faz um baita mal para a saúde. Porque enquanto nos engalfinhamos e não deixamos um governo fraco tentar acertar a nau vai indo para o fundo. E isso  a ninguém interessa.
       

Comentários

Postagens mais visitadas