a cidade que acorda mais cedo no mundo

     


   (...) Na cidade dos homens e mulheres que acordam mais cedo no mundo ainda nem são seis horas da manhã e o trânsito nas marginais está absoluta e completamente congestionado. A fumaça do dia anterior sequer se dissipou mas novas fumaças adensam mais o ar que anda muito carregado. Um caminhoneiro sonolento ao meu lado no suplício do caminho usa o barbeador tranquilamente diante do retrovisor. Põe os dedos das mãos nos dentes, improvisando uma tosca escovação em busca de bagos de feijão e farpas de carne da noite anterior.
      Agora, no carro à minha direita, um sujeito barbudo e grisalho  liga o rádio bem alto e sintoniza num programa de crimes a granel. No banco do passageiro há uma porção de prospectos de imóveis de luxo que ele jamais poderá comprar mas  não custa sonhar.
     Já tem muita gente aqui fazendo a contagem do tempo que perde nesse congestionamento  . Mas não adianta olhar no relógio nem imaginar um bom café da manhã porque a realidade é implacável e nos amontoa uns sobre os outros nesse mar de fumaça e caos numa manhã que mal começou.
   O compromisso que me leva a Guarulhos nessa hora tão improvável é absolutamente tedioso mas vai me render um dinheiro. Então acordo de novo dentro do carro, ponho os olhos no carro da frente e vejo uma boca de córrego onde se lê “Cabuçu de baixo”. (...)

Comentários

Postagens mais visitadas