NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR QUEM ESPERAMOS ?

Resultado de imagem para deserto


NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR QUEM ESPERAMOS ?

( republicação da crônica do DOM TOTAL ...original ( clique aqui)


Brasil. Diante do desértico cenário ao nosso redor, sem tréguas e sem oásis, nós que aqui estamos por quem esperamos? Jesus de Nazaré, talvez cansado de nossos desacertos parece que não vai dar o ar da graça. Assim sendo pululam os falsos profetas,os pseudo-ungidos os despotas nada esclarecidos que poluem o cenário e nos enchem de desesperança.
Tenho ouvido nos últimos dias de muitas direções que o Brasil atual carece de líderes. Não sei se é exatamente o caso mas que há um vácuo completo no cenário isso há. Os que se apresentam para nos liderar são uvas passas ou promessas passadas. E alguns não se solidificam como lideranças pois são eclipsados ( eita palavrinha!) pelos caciques mais velhos. Ou seja, tome mais do mesmo.
A desolação parece completa quando há uma certa inércia nacional que não nos impele a ir para a frente como se para isso precisassemos de alguém que nos comandasse. Nós que aqui estamos, afinal, por quem esperamos ? Pelo cacique Raoni, por Caramuru, Macunaíma, Felipe Camarão , Tiradentes, o fantasma cheio de energia de Darcy Ribeiro ou Leonel Brizola ? ou aguardamos José de Anchieta bordando na areia da praia soluções místicas. Ou , mais longe ainda, esperamos pela felicidade clandestina oferecida por Clarice Lispector ?
Meu medo nisso tudo é aparecer um pretenso líder carismático que nos prometa o paraíso na terra , que ofereça como alternativa não ser político e ter novas ideias e todo aquele blá-blá-blá costumeiro. Hoje o parvo na prateleira é esse engodo de prefeito paulistano. Mas o cenário pode apontar para novas más surpresas. É preciso estar atento e forte. Nós que aqui estamos não devemos esperar.

Ricardo Soares é escritor, diretor de tv, roteirista e jornalista. Autor de 8 livros acaba de publicar o romance “Amor de Mãe” pela editora Patuá.

Comentários

Postagens mais visitadas