A VELHA FASCISTA

A crônica da "velha fascista" bateu um bolão lá no DOM TOTAL. (postagem original clique aqui) Assim sendo republico aqui no blog para todos aqueles dotados (ou não) de senso de humor.
Por Ricardo Soares*

Houve um tempo em que conservadora era a velhinha de Taubaté, personagem de Luis Fernando Veríssimo que rezava pela cartilha do "hay gobierno , soy a favor".  Mas essa inocente velhinha ficou no passado e na toada atual foi substituída por uma versão mais heavy metal, a tal velha fascista que só para esculachar vou aqui chamar de "véia".

"Véia" fascista é incansável  e está inclusive antenada com as redes sociais onde difunde às escancaras as tais "fake news" . Mora na vila Nova Conceição em São Paulo  mas também pode morar em Higienópolis, Pacaembu, ou em Ipanema, Leblon, Estrada do Joá, no Rio ou ainda no bairro Funcionários ou mesmo em Lourdes na mais que centenária BH.
 "Véia fascista"  tem fôlego de moça. Defende com unhas e dentes ainda bem tratados os privilégios para as famílias de magistrados e militares da ativa e da passiva.  Defende assentos diferenciados para  ricos em aviões , ônibus e mesmo em tilburys já que "véia" é saudosa dos tempos imperiais.
"Véia" acha que o país está uma baderna porque os milicos  largaram o osso em 1985 e não se constrange em fazer apologia do Bolsonaro que tem como guia e mentor. "Véia" se diz patriota, nacionalista , católica apostólica  romana e está achando esse Papa Francisco muito do moderninho.
"Véia" não gosta de árvores grandes nas vizinhanças de sua casa pois folhas sujam jardins e calçadas e não servem para nada. Já envenenou umas duas ou três bem frondosas. Ela defende que empregada , ainda mais se "preta" , como ela diz, tem que subir em elevador de serviço e "conhecer o seu lugar". Odeia casamentos inter-raciais, abomina gays  e se entusiasma com a tal "escola sem partido".
"Véia" é também daquelas que chamam o "golpe de 64" de "revolução" e evidente que apoiou o "Fora Dilma" vestindo inclusive a camisa da seleção canarinho. Não tem opinião formada sobre o governo Temer mas acha que ele é "um homem muito distinto".
Se você acha que "véia" fascista é muito caricata e que não anda se multiplicando por aí  comece a prestar atenção . O espírito da  "véia" está por aí em  todas as direções  e vai dizer que não tem uma vizinha aí por perto de onde vocês moram que é tal e qual a "véia". Precisamos inventar tempos novos urgentes antes que uma enxurrada de "véias" como essa nos soterrem.
Ricardo Soares é diretor de tv, escritor, roteirista e jornalista. Publicou 8 livros , dirigiu 12 documentários.

Comentários

Postagens mais visitadas