UM PASSO PARA AMAR E SER AMADO

Republicação da crônica natalina do DOM TOTAL.  (clique aqui)
Por Ricardo Soares*
Poxa, calhou de ser escalado pra escrever uma crônica no dia de Natal o que , convenhamos , é um desafio e tanto ainda mais que nesse dia todo mundo empanturrado de perus , alegrias ( falsas e verdadeiras) parece que à primeira vista estarão pouco afeitos a leituras de qualquer ordem. Mesmo assim tentarei uns rabiscos na direção da paz e do amor.
Vou na linha do amar e ser amado, do dando que se recebe como pregava o notável São Francisco de Assis. Mais ainda tentando acreditar no "perdoando que se é perdoado" do qual esse nosso planeta e esse nosso país tanto precisam.  Como disse uma vez o "mestre" Luís Fernando Veríssimo  "Natal é uma época difícil para cronistas. Eles não podem ignorar a data e ao mesmo tempo não há mais maneiras originais de tratar do assunto". Ciente disso nem penso em tentar a originalidade mas um recado de paz, ao estilo "flower&power" dos anos 70 período cujo final pretendo retratar numa antologia poética que estou organizando. Que o Papai Noel caboclo que habita em cada um de nós me ajude.
Isso posto do Natal pulo direto para o ano vindouro que vai exigir de nós , brasileiros, muita paciência e muito cuidado para mantermos o que conquistamos com suor durante anos a fio e que foi desmontado por uma súcia de biltres instalada em Brasília. Mas, bem, prometi que não ia azedar a crônica natalina com assuntos indigestos especialmente num dia em que as digestões em geral estão difíceis.
Resta, pois meu desejo de mais paz, mais tolerância, mais amor e mais saudade de bons tempos para que todos construam uma sociedade mais justa e menos consumista. Um primeiro passo para o amar e ser amado tem que ser dado. Que comecemos no natal de 2017.
* Ricardo Soares é escritor, diretor de tv, roteirista e jornalista. Publicou 8 livros e dirigiu 12 documentários

Comentários

Postagens mais visitadas